Secretaria de Saúde de Ubatuba promove atividade no Calçadão para prevenção da hanseníase

Ação acontece no dia 23, das 9h às 14h, e faz parte do Janeiro Roxo

Adormecimento de membros, sensação de formigamento ou de fisgadas, presença de caroços, placas, manchas brancas ou avermelhadas em geral com perda de sensibilidade a calor, frio, dor e tato, diminuição da força muscular e câimbras. Esses são alguns dos sinais de hanseníase, doença popularmente conhecida como “lepra”.

Como forma de chamar a atenção da sociedade sobre a doença e seu tratamento, as equipes da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica da Prefeitura de Ubatuba participam na quinta-feira, 23, de uma ação de rua que acontecerá das 9h às 14h no Calçadão do Centro de Ubatuba.

A atividade integra o “Janeiro Roxo”, mês de combate e prevenção da hanseníase. Serão dadas orientação sobre identificação dos sinais e sintomas de hanseníase e seu tratamento. Nas unidades de saúde e no Ambulatório de Infectologia também acontecem procedimentos de busca ativa de contatos e orientação geral à população.

Saiba mais

Popularmente conhecida como lepra, a hanseníase ou Mal de Hansen é causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e afeta os nervos e a pele. Se não for tratada, pode causar deformidades que muitas vezes levam ao isolamento social dos pacientes e à discriminação.

As partes do corpo mais afetadas são os olhos, as mãos e os pés. As manchas ou feridas também podem afetar a face, as orelhas, costas, nádegas e pernas. A região afetada apresenta perda de pelos, não pega pó e não sua.

A transmissão da hanseníase acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos pelo aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro). O paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. Somente um pequeno percentual das pessoas que entram em contato com o bacilo, em torno de 5%, adoecem.

A pessoa com sintomas suspeitos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para diagnóstico e encaminhamento a tratamento caso se confirme a doença.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago