Segunda audiência do PPA 2023-2025 e da LDO 2023 da Câmara de Caraguatatuba será no dia 15

A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2023-2025 e da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba no próximo dia 15 de junho (quarta-feira), às 17h, na sede do Legislativo, no Centro. A primeira audiência ocorreu na segunda-feira (6/6) e foi transmitida pelo site www.camaracaragua.sp.gov.br e canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube.

O presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, conduziu os trabalhos da reunião, junto com os vereadores Dé Construtor e Jair Silva.  Entre os representantes da Prefeitura de Caraguatatuba estavam o secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, e o secretário de Fazenda, Nelson Hayashida (Xina); além do ordenador de despesas, Rafael Torres; da diretora de Planejamento Orçamentário, Ediline Alves Boytchuk; e do técnico em orçamento, Nicolas Dias Padilha.

O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo, que ordena as ações de governo e tem a vigência de quatro anos, abrangendo o segundo ano de um mandato de prefeito e o primeiro ano do mandato seguinte. Após a revisão, o Plano Plurianual (2023-2025) de Caraguatatuba prevê a aplicação de cerca de R$ 2,834 bilhões nos eixos temáticos Otimização da Gestão Pública, Desenvolvimento da Infraestrutura Urbana, Melhoria da Qualidade de Ensino para Formação do Cidadão, Melhoria da Qualidade de Vida, Valorização do Bem-Estar do Povo Caiçara, Melhoria da Qualidade Ambiental, Desenvolvimento das Atividades Socioeconômicas, Direito da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Turismo Sustentável, Mobilidade Urbana, Segurança e Proteção ao Cidadão, Fomento a Cultura, entre outros.

A diretora de Planejamento Orçamentário, Ediline Alves Boytchuk; explicando o Plano Plurianual (PPA) de 2023 a 2025 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba na audiência pública realizada pela Câmara Municipal na última segunda-feira (6/6) (Foto: Bia Gomes/PMC)

A LDO de 2023, que norteia a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) no segundo semestre, prevê a receita de R$ 950,15 milhões. A LDO tem vigência de um ano e contém objetivos, metas para despesas de capital e outras relativas aos programas de caráter continuado (despesas correntes).

O secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Carlos Focesi, disse que o PPA foi ajustado aos indicadores de desempenho e cronograma de obras do município. “O orçamento não se executa da forma que é planejado, ele tem um ritmo próprio e depende de muitas variáveis. Algumas obras tiveram que ser replanejadas no seu programa”, explicou.

Os interessados em participar presencialmente das audiências do Legislativo podem se cadastrar no link: https://www.camaracaragua.sp.gov.br/audiencia-ppa-loa ou fazer questionamentos on-line pelo WhasApp da Câmara Municipal (12) 99718-5769.  A Prefeitura de Caraguatatuba realizou reuniões presenciais descentralizadas do PPA 2023-2025 e LDO 2023 nos dias 4, 5 e 6 de abril, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Indaiá, respectivamente, além de receber perguntas e sugestões via internet entre os dias 4 e 11 de abril, no site oficial.

As audiências atendem as exigências do Art. 165 da Constituição Federal, Artigo 48 da Lei Complementar 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), Lei 4.320/1964 (Lei de Contabilidade Pública/Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal) e Lei Orgânica Municipal (Artigos 3º das disposições transitórias, 49 e 63).

A Câmara de Caraguatatuba fica Avenida Frei Pacífico Wagner, 830, no Centro. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.  Mais informações pelo telefone (12) 3897-2525.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é preso após agredir mulher e outro homem na Costa Sul de São Sebastião

Um homem foi preso neste domingo (22), após agredir uma mulher e outra pessoa na…

2 horas ago

Motorista é alvo de tentativa de assalto na rodovia dos Tamoios no Contorno Sul

Uma motorista que trafegava sozinha no sentido Ilhabela foi vítima de uma tentativa de assalto…

7 horas ago

Instituto Verdescola e Igreja de Jesus Cristo Dos Santos dos Últimos dias firmam parceria em prol da assistência social

Doação estimada em um milhão de reais inclui painéis solares e outros equipamentos tecnológicos O…

12 horas ago

Polícia apreende drogas que seria comercializada em balada na Costa Sul de São Sebastião

Uma equipe da Polícia Militar foi acionada para comparecer numa adega na madrugada de sábado…

14 horas ago

Obras de implantação de rede da Sabesp vão interditar a rua Frei Tarcísio Côrrea, em Ubatuba

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no bairro Ipiranguinha, em Ubatuba, estão…

14 horas ago

Caraguatatuba atrai novos moradores e impulsiona demanda por habitação de qualidade

Cidade registrou crescimento populacional de 4,4% entre 2022 e 2024; novos empreendimentos chegam na região…

19 horas ago