No próximo sábado, 10 de maio, das 9 às 12 horas, acontece a segunda edição do projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente”, no Espaço Cultural Casa da Democracia, localizado no bairro Aruan, em Caraguatatuba.
Com o tema Raízes Africanas, o evento reunirá personalidades da cultura negra da região e promoverá diversas atividades culturais. Neil Reis, mais conhecido como mestre Tupã, levará aos presentes uma vivência de capoeira, apresentando um pouco a prática dos movimentos que envolvem luta, dança, música e toda uma cultura ancestral. A literatura afro também ganha destaque neste encontro, com a apresentação da contadora de histórias, Cris Oliveira, especializada em biblioterapia, e a divulgação do acervo de autores e autoras afrodescendentes.
Para o momento da roda literária, a escritora e socióloga, Vanessa da Conceição mediará um bate-papo reflexivo sobre o livro “Água de Barrela”, de autoria de Eliana Alves Cruz. E a historiadora e presidente da ONG Zambô, Teresinha Marciano, levará um pouco das suas vivências cotidianas e luta em prol do movimento negro de Caraguatatuba.
Na oportunidade, Teresinha e Vanessa receberão a femenagem “No princípio há a semente”, da curadora do projeto, Rose Teles. “Estas duas mulheres inspiradoras e de gerações diferentes, são referências da nossa cidade quando se trata de valorizar a cultura negra e combater o racismo, que é a grande chaga social do nosso país. A Vanessa, à frente do reconhecido clube de leitura Camugerê Literário, tem importância fundamental na construção da biblioteca comunitária da Casa da Democracia; e Dona Teresinha, uma grande matriarca, fundadora da Associação Zambô do Movimento Negro e criadora de várias ações no município, sendo uma das mais conhecidas, a Kizomba da Consciência Negra. Ambas, semeadoras da justiça social e racial, tendo a cultura como principal frente”, destaca Rose.
Um delicioso lanche coletivo será oferecido ao público presente durante o evento. O local conta ainda com uma feirinha de brinquedos retrô produzidos pelo arte-educador Doni Arts, banca de livros e cordéis da escritora Dani Almeida e para as crianças, um divertido espaço de brincar com brinquedos artesanais.
Sobre o projeto Bendita Fruta
O projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e acontece de abril até agosto de 2025, todo segundo sábado do mês. Tem como principal objetivo, semear o hábito da leitura de forma criativa e acolhedora, fundamental para a formação cidadã, crítica e democrática.
O projeto também tem como foco promover a catalogação dos livros da biblioteca comunitária do espaço, a assinatura do “Clube da Expressão”, e ainda, o plantio de árvores frutíferas nativas em vasos. “Queremos combater a aridez do concreto e fortalecer os laços de pertencimento entre a biblioteca e a comunidade”, explica Rose.
A primeira parte do acervo de livros da biblioteca comunitária do Espaço Cultural Casa da Democracia foi uma doação do Clube Literário Camugerê Literário. O local também conta com títulos doados pela própria comunidade. As obras recebidas são de autoria de escritoras e escritores contemporâneos com temáticas voltadas à literatura indígena, afrodescendente e meio ambiente.
É possível encontrar outras informações sobre o projeto via Instagram @benditafrutaleitura. O Espaço Cultural Casa da Democracia, está localizado na rua Rodrigues Alves, número 123, no bairro Aruan, em Caraguatatuba.
A partir da 0h desta terça-feira (30), entram em operação 6 novos radares de fiscalização…
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM), deve dois procurados pela justiça, sendo…
Veja como trocar lâmpadas ineficientes por LED em ação da Neoenergia Elektro em Ubatuba Clientes…
Um caso de extorsão mediante sequestro e cárcere privado, ocorrido na última sexta-feira (26), ganhou…
O tenista Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquistou mais um título em sua carreira neste sábado…
Um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Municipal de São Sebastião após roubar…