Seis são autuados por pesca proibida no Arquipélago de Alcatrazes

Com o grupo foram encontradas espécies ameaçadas de extinção; multa passa de 35 mil

Fiscais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela proteção ambiental do Arquipélago de Alcatrazes, autuaram nesta sexta-feira (19), um grupo de 6 pessoas por pescar na unidade de conservação afetando espécies ameaçadas. O barco estava no parcel das 5 milhas, local de grande importância para as espécies protegidas pela Unidade de Conservação – UC, que teria sofrido grande estrago se a equipe não tivesse chegado a tempo. Com o grupo foram apreendidos 175 quilos de pescado e dentre as espécies tinham garoupa (Epinephelus marginatus) e pargo (Pagrus pagrus) que são ameaçados de extinção, além de anchova (Pomatomus saltatrix) e olho de boi (Seriola dumerili). Petrechos de pesca também foram apreendidos e total de multas passa de R$ 35 mil.

Conforme determina a lei, o fato será comunicado ao Ministério Público Federal, para que proceda à abertura de processo criminal em desfavor dos autuados.

O ICMBio informa que, infelizmente, tem constatado que algumas pessoas estão se aproveitando da pandemia para cometer infrações ambientais e depredar áreas protegidas, confiantes que não haverá fiscalização durante o isolamento social. A fiscalização ambiental consta como atividade essencial na legislação vigente, e, ao contrário do que esperam os mal intencionados, a equipe do ICMBio Alcatrazes está intensificando as ações de fiscalização neste período.

Fotos: ICMBio

Pesca proibida
Em fevereiro deste ano, o ICMBio Alcatrazes emitiu nota em que esclarece que a portaria ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade) 91/2020, que trata da realização de atividades pesqueiras em unidades de conservação, não se aplica ao Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, na Costa Sul de São Sebastião, e à Estação Ecológica Tupinambás, localizada em Ubatuba. De acordo com o órgão, ambas pertecem à categoria de “Proteção Integral”.
A pesca de qualquer natureza permanece proibida no interior das duas unidades. Os infratores estão sujeitos à multa, apreensão da embarcação e dos petrechos de pesca.

Turismo no arquipélago
Considerado um santuário da biodiversidade marinha em todo o país o refúgio de Alcatrazes, localizado a 45 quilômetros da costa de São Sebastião, foi aberto oficialmente para a visitação pública em dezembro de 2018 com um mergulho inaugural que reuniu 120 turistas de várias partes do país.
O passeio até o arquipélago só pode ser feito por empresas autorizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) responsável pela gestão da área, mas devido à pandemia sua visitação está, atualmente, suspensa.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

3 horas ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

4 horas ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

7 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

11 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

12 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

12 horas ago