Categories: DestaquesEsporteGeral

Seleção Brasileira está escalada para o início, neste fim de semana, do Rip Curl Rottnest Search na Austrália

A seleção brasileira está dominando a “perna australiana” do World Surf League Championship Tour 2021, ganhando quatro dos seis títulos disputados nas três primeiras etapas. A última é o Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona, que começa no neste domingo, 16, na ilha Rottnest, em West Austrália, noite do sábado no Brasil. Pela primeira vez, o ranking mundial é encabeçado por três brasileiros, com Gabriel Medina em primeiro, seguido por Ítalo Ferreira e Filipe Toledo, que assumiu a terceira posição com a vitória no Boost Mobile Margaret River Pro na segunda-feira. Será, também, a primeira vez na história de todas as modalidades esportivas individuais, que o Brasil ocupa os três primeiros lugares no ranking mundial.

Os líderes serão os primeiros surfistas da seleção brasileira a competir nas esquerdas de Strickland Bay, na ilha de Rottnest, que está estreando no calendário da World Surf League e é localizada cerca de 20 Km de Perth, a capital de West Australia. Filipe Toledo está na quarta bateria com Ethan Ewing e Liam O´Brien. Na quinta, os campeões mundiais Ítalo Ferreira e Adriano de Souza, enfrentam um ilustre convidado desta etapa, Taj Burrow. Na sexta, Gabriel Medina entra com a lycra amarela para defender a liderança do ranking contra mais dois australianos, Jack Freestone e Kael Walsh.

Depois, a seleção brasileira continuará se apresentando da oitava até a 12ª e última bateria da primeira fase do Rip Curl Rottnest Search. Na oitava, Peterson Crisanto e Alex Ribeiro disputam duas vagas diretas para a terceira fase com o americano Conner Coffin. Na rodada inicial, ninguém é eliminado e os últimos colocados de cada, têm uma segunda chance na repescagem.

Na nona bateria, Jadson André enfrenta dois europeus, o português Frederico Morais e o italiano Leonardo Fioravanti. Na décima, tem Miguel Pupo contra o francês Jeremy Flores e o havaiano Seth Moniz. Na 11ª acontece outra participação dupla do Brasil, com Caio Ibelli e Yago Dora, contra o taitiano Michel Bourez. E na 12ª, Deivid Silva encara dois australianos na briga pelas últimas vagas diretas para a terceira fase, Morgan Cibilic e Julian Wilson.

PERNA AUSTRALIANA – Até agora, os brasileiros conquistaram quatro dos seis títulos disputados nesta nova “perna australiana” do World Surf League Championship Tour apresentada pela Corona. A primeira foi encerrada com uma decisão verde-amarela, com Ítalo Ferreira ganhando de Gabriel Medina a bateria final do Rip Curl Newcastle Cup. A segunda terminou com duas finais Brasil x Estados Unidos, que terminou empatada em 1 a 1.

Medina já tinha tirado a lycra amarela de número 1 do mundo do Ítalo e deu um show contra Conner Coffin, mas Tatiana Weston-Webb perdeu para Caroline Marks, a briga pelo segundo lugar no ranking decidido na final do Rip Curl Narrabeen Classic, em Sidney. Já na terceira, deu dobradinha brasileira com Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb vencendo o Boost Mobile Margaret River Pro, derrotando Jordy Smith e Stephanie Gilmore.

CATEGORIA FEMININA – Na categoria feminina, a única surfista da seleção brasileira vai competir como vice-líder no ranking, pela primeira vez em 2021, que segue com a havaiana Carissa Moore na frente. A gaúcha Tatiana Weston-Webb completou com Filipe Toledo, uma dobradinha verde-amarela no alto do pódio que não acontecia desde 2017, quando o mesmo Filipe e a cearense Silvana Lima venceram o Hurley Pro at Trestles, palco escolhido para a decisão dos títulos mundiais, desta temporada, no Rip Curl WSL Finals na Califórnia.

A segunda vitória da carreira da Tatiana em etapas do CT foi espetacular, derrotando a melhor surfista de todos os tempos, a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore, na final do Boost Mobile Margaret River Pro. A brasileira assumiu o segundo lugar no ranking e a australiana subiu do quinto para o terceiro lugar. As norte-americanas Carissa Moore e Caroline Marks e a australiana Tyler Wright, completam a lista provisória das top-5 que vão disputar os títulos mundiais em setembro no Rip Curl WSL Finals em Trestles.

Tatiana foi finalista nas duas últimas etapas da “perna australiana”. Perdeu a decisão do Rip Curl Narrabeen Classic em Sidney para Caroline Marks, depois de barrar a líder Carissa Moore nas semifinais. Mas, ganhou o título em Margaret River e foi escalada para estrear nas esquerdas de Strickland Bay, na segunda bateria do Rip Curl Rottnest Search, com a australiana Keely Andrew e a japonesa Amuro Tsuzuki, substituta da contundida Lakey Peterson.

TOPS CONTUNDIDOS – Enquanto a seleção brasileira está completa e ganhando quase tudo na “perna australiana”, o time norte-americano vai acumulando desfalques a cada etapa. Lakey Peterson se lesionou antes da segunda etapa, em Sidney, e o havaiano John John Florence contundiu o joelho na oitava de final contra o paranaense Peterson Crisanto, em Margaret River. Outros dois surfistas dos Estados Unidos na elite do CT 2021, Kelly Slater e Kolohe Andino, nem conseguiram competir nas etapas da Austrália.

No Rip Curl Rottnest Island, Kolohe será mais uma vez substituído por Mikey Wright e Liam O´Brien entra na vaga de Slater. Para a do John John Florence, outro australiano foi convocado, Stuart Kennedy. Quem também se contundiu em Margaret River foi o veterano Adrian Buchan e, no seu lugar, entrará o já aposentado Taj Burrow, que vai voltar a competir na bateria contra dois campeões mundiais do Brasil, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza.

“Estou animado pela oportunidade de voltar a vestir a lycra de competição pela última vez”, disse Taj Burrow, que mora na região da Austrália Ocidental. “Eu adoro Rottnest Island e acho que será um evento incrivelmente divertido para todos. Estou me sentindo feliz e bem relaxado, nem um pouco preocupado em vencer. Só quero mesmo mostrar à minha família o que fiz em toda a minha vida e será ótimo também voltar a encontrar todos meus amigos do Tour.”

Completam a lista das novidades australianas para enfrentar os melhores surfistas do mundo em Rottnest Island, o convidado da Rip Curl, Jacob Willcox, e os classificados pelas triagens que definiram os últimos participantes, Kael Walsh e Mia McCarthy. Os dois vão enfrentar os líderes do ranking na primeira fase do Rip Curl Rottnest Search. Kael está na sexta bateria com o bicampeão mundial Gabriel Medina e Jack Freestone. Mia entra na terceira com duas havaianas, a tetracampeã mundial Carrisa Moore e Malia Manuel.

O Rip Curl Rottnest Search apresentado pela Corona será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo Youtube e aplicativo da WSL e pelos canais da ESPN Brasil. O prazo desta etapa que fecha “perna australiana” do World Surf League Championship Tour 2021 começa no dia 16 e vai até 26 de maio na ilha de Rottnest, em West Australia.

PRIMEIRA FASE DO RIP CURL ROTTNEST SEARCH:

CATEGORIA MASCULINA – 1.o e 2.o=Terceira Fase / 3.o=Segunda Fase:

1ª: Griffin Colapinto (EUA), Owen Wright (AUS), Mikey Wright (AUS)

2ª: Kanoa Igarashi (JPN), Jack Robinson (AUS), Jacob Willcox (AUS)

3ª: Jordy Smith (AFR), Wade Carmichal (AUS), Stuart Kennedy (AUS)

4ª: Filipe Toledo (BRA), Ethan Ewing (AUS), Liam O´Brien (AUS)

5ª: Italo Ferreira (BRA), Adriano de Souza (BRA), Taj Burrow (AUS)

6ª: Gabriel Medina (BRA), Jack Freestone (AUS), Kael Walsh (AUS)

7ª: Ryan Callinan (AUS), Matthew McGillivray (AFR), Connor O´Leary (AUS)

8ª: Conner Coffin (EUA), Peterson Crisanto (BRA), Alex Ribeiro (BRA)

9ª: Frederico Morais (PRT), Jadson André (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA)

10ª: Jeremy Flores (FRA), Seth Moniz (EUA), Miguel Pupo (BRA)

11ª: Caio Ibelli (BRA), Yago Dora (BRA), Michel Bourez (FRA)

12ª: Morgan Cibilic (AUS), Julian Wilson (AUS), Deivid Silva (BRA)

 

CATEGORIA FEMININA – 1.a e 2.a=Oitavas de Final / 3.a=Segunda Fase:

1ª: Stephanie Gilmore (AUS), Bronte Macaulay (AUS), Macy Callaghan (AUS)

: Tatiana Weston-Webb (BRA), Keely Andrew (AUS), Amuro Tsuzuki (JPN)

3ª: Carissa Moore (EUA), Malia Manuel (EUA), Mia McCarthy (AUS)

4ª: Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA), Brisa Hennessy (CRI)

5ª: Sally Fitzgibbons (AUS), Isabella Nichols (AUS), Sage Erickson (EUA)

6ª: Tyler Wright (AUS), Johanne Defay (FRA), Nikki Van Dijk (AUS)

 

TOP-10 DO RANKING 2021 DA WORLD SURF LEAGUE (após 4 etapas):

1º- Gabriel Medina (BRA) – 28.920 pontos

2º- Italo Ferreira (BRA) – 24.150

3º – Filipe Toledo (BRA) – 20.735

4º – John John Florence (EUA) – 19.395

5º – Jordy Smith (AFR) – 19.185

6º – Griffin Colapinto (EUA) – 16.820

7º – Kanoa Igarashi (JPN) – 16.130

8º – Ryan Callinan (AUS) – 14.140

8º – Conner Coffin (EUA) – 14.140

10º – Frederico Morais (PRT) – 14.055

 

———–outros brasileiros:

12º- Caio Ibelli (BRA) – 11.290 pontos

13º – Yago Dora (BRA) – 10.725

15º – Jadson André (BRA) – 10.225

17º – Peterson Crisanto (BRA) – 9.300

20º – Deivid Silva (BRA) – 8.735

23º – Adriano de Souza (BRA) – 7.670

25º – Miguel Pupo (BRA) – 7.310

31º – Alex Ribeiro (BRA) – 4.255

 

TOP-10 DO RANKING FEMININO DA WORLD SURF LEAGUE:

1ª – Carissa Moore (EUA) – 29.970 pontos

2ª – Tatiana Weston-Webb (BRA) – 26.495

3ª – Stephanie Gilmore (AUS) – 22.035

4ª – Caroline Marks (EUA) – 21.305

5ª – Tyler Wright (AUS) – 19.965

6ª – Sally Fitzgibbons (AUS) – 18.185

7ª – Johanne Defay (FRA) – 16.845

8ª – Isabella Nichols (AUS) – 16.200

9ª – Courtney Conlogue (EUA) – 14.485

9ª – Bronte Macaulay (AUS) – 14.485

9ª – Keely Andrew (AUS) – 14.485

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

13 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

15 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

15 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

17 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

19 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

24 horas ago