A tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, maior evento náutico da modalidade na América do Sul, é muito mais do que uma competição esportiva. Com 52 anos de história, o evento representa um dos principais impulsionadores da economia local, promovendo o turismo, fortalecendo o comércio e gerando empregos e oportunidades para diversos setores da cidade.
Segundo levantamento do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Observatório do Turismo de Ilhabela, a edição mais recente da Semana de Vela atraiu cerca de 23 mil visitantes à cidade, movimentando R$ 45,1 milhões. A maioria dos turistas veio do Estado de São Paulo (42,6%), seguida por visitantes do Rio de Janeiro (31%) e Santa Catarina (7,2%). Mais de 10% do público veio de países da América do Sul, como Argentina, Uruguai e Peru, além de outros destinos internacionais.
O impacto financeiro é significativo: os turistas que estiveram em Ilhabela motivados pelo evento gastaram, em média, R$ 1.980 por pessoa — valor 74% superior ao dos demais visitantes no mesmo período. A alta taxa de satisfação registrada, com índice de 91 pontos em uma escala de -100 a 100, reforça a qualidade da organização, estrutura e atrativos oferecidos ao público, com destaque para os elogios à experiência pós-regatas e à diversidade da programação.
“A Semana Internacional de Vela é um orgulho para Ilhabela. Mais do que um grande evento esportivo, ela representa um motor importante da nossa economia, movimentando o turismo, gerando empregos temporários e impulsionando o comércio local. A previsão é de mais de R$ 45 milhões injetados na cidade, com turistas de todo o Brasil e do exterior conhecendo nossas belezas naturais e a hospitalidade do nosso povo. É um exemplo claro de como o esporte, quando bem organizado, também transforma a realidade de uma cidade”, destacou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A Semana de Vela de Ilhabela começa nesta quinta-feira (10), com a realização da Semana de Monotipos, reunindo atletas de diversas classes. A programação náutica e cultural segue até o dia 26 de julho, consolidando Ilhabela como capital da vela e referência em turismo esportivo no país. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura: https://www.ilhabela.sp.gov.br/semana-internacional-de-vela-de-ilhabela.
“A Semana de Vela é uma vitrine internacional para Ilhabela. Os números mostram que o evento atrai um público qualificado, com alto poder de consumo, e que contribui diretamente para o fortalecimento do nosso trade turístico. Além disso, ações como os passeios guiados gratuitos ampliam a experiência dos visitantes, valorizam nossos atrativos e geram um impacto duradouro na imagem da cidade como destino turístico e esportivo de excelência”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger.
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba tem se destacado pela agilidade e eficiência no combate…
Na tarde de sexta-feira (11), um grupo de moradores de Ubatuba viveu uma experiência marcante…
Como parte da “Rota das Quermesses” em Caraguatatuba, a tradicional Festa da Paróquia Nossa Senhora…
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, enviou à Câmara de Vereadores um novo projeto de…
Diretamente da Basílica de São Sebastião, em Roma, relíquia será acolhida com solenidade e fé…
No início da noite desta sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta…