Categories: GeralSaúde

Sepedi alerta para prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis em maiores de 60 anos

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), por meio do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em parceria com a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), promoveu a palestra “Prevenção e tratamento das  Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas acima dos 60 anos”.

A palestra foi ministrada pelos profissionais de Enfermagem, Ana Carambola e Renato Portes, da UAMI, voltada aos frequentadores do Centro de Convivência e do Centro Dia do Ciapi, que estão dentro dessa faixa etária.

De acordo com Ana Carambola, a população sexualmente ativa na terceira idade tem que se informar e precaver-se em relação às doenças sexualmente transmissíveis.

“As pessoas vivem mais e com qualidade de vida. E o sexo para pessoa idoso requer a mesma responsabilidade daqueles que estão iniciando sua vida sexual. Em qualquer idade, sexo sem camisinha é um tiro no escuro”, disse.

Os enfermeiros explicaram sintomas e transmissão de doenças como HIV (vírus da imunodeficiência humana), causador da AIDS; sobre o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) também conhecido como condiloma; hepatite B e C; gonorreia, trichomonas; herpes labial e zoster ; sífiles, entre outras IST.

A frequentadora do Ciapi, Maria de Fátima do Nascimento, 62 anos, afirmou que o bate-papo foi esclarecedor. “Sobre alguns assuntos abordados eu não tinha conhecimento e foi importante saber”, declarou.

Outro participante, Romeu Caruso, 77 anos, também considerou o encontro interessante. “Informação e aprendizagem são bem-vindos em qualquer fase da vida”, afirmou.

O enfermeiro Renato Portes ressaltou que os exames para IST são realizados gratuitamente na UAMI, de segunda a quinta, das 7h às 15h, porta aberta, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. “Estamos disponíveis para dirimir qualquer dúvida, e acolher quem nos procura e oferecer o melhor encaminhamento”, destacou.

A UAMI está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750, bairro Sumaré.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

2 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

2 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

2 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

3 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

3 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

3 dias ago