A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), em parceria com a distribuidora de energia elétrica EDP realizou nesta quarta-feira (15), no Espaço Cultural Batuíra, bairro São Francisco, a consolidação do Projeto de Gestão Energética Municipal (GEM).
Ao firmar este projeto, a cidade passa a contar com servidores capacitados para organizar, gerenciar, e planejar o consumo de energia elétrica, através do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica (PLAMGE), que vai direcionar as próximas ações em busca da eficiência energética. Foram qualificados e receberam certificados, Célio Silveira, Cláudio Marcondes dos Santos Souza, Luciano Rego e Ronaldo Ferreira Lopes.
O instrutor do Projeto de Gestão Energética Municipal da EDP, Luiz Felipe Pacheco avaliou o curso. “Eles foram capacitados e estão prontos para atuar no Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica para tornar o município cada vez mais eficiente”, afirmou Pacheco.
“O GEM tem como objetivo, capacitar servidores para diagnosticar possíveis economias nas instalações de prédios públicos municipais. Até 2022, eles terão que colocar todo o conhecimento adquirido, em sala de aula, em prática, para buscar essa economia ao município”, argumentou Eduardo Rodrigues, analista de eficiência energética da EDP.
O servidor Luciano Rego, elogiou a capacitação. “Eu quero agradecer ao prefeito Felipe Augusto pela oportunidade que deu a todos, e nós vamos nos esforçar para fazer o melhor em eficiência energética”, concluiu.
O projeto GEM foi oferecido ao município pela EDP pelo programa anual de eficiência energética, junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que vai proporcionar a cidade, a criação de uma Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM). Para tanto, servidores públicos municipais foram treinados, durante 10 meses, para elaboração de PLAMGENs da Eletrobras Procel. O objetivo foi apoiar a criação de uma política pública voltada ao uso eficiente de energia elétrica em São Sebastião.
Eletrobrás Procel
Por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1993 pelo Governo Federal, o uso eficiente de energia elétrica, ajuda a combater o desperdício e a reduzir os custos e os investimentos setoriais para a adoção de hábitos de consumo mais conscientes. Mais informações pelo site: www.procelinfo.com.br.
A Prefeitura de São Sebastião esclarece que todos os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade…
Um motorista de transporte por aplicativo foi rendido por assaltante armado, na madrugada deste sábado…
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça…
Caraguatatuba se prepara para viver a emoção de mais uma edição do Campeonato Amador de…
Iniciativa vai facilitar a compra da casa própria por meio de cartas de crédito ou…
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada na manhã deste sábado (16), para atender…