Categories: CidadesSaúde

Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares

Abril Branco foi o mês escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no último sábado (08) e a cor branca por representar a soma de todas as cores – o câncer em todas as cores.

A ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o câncer pode ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo.

Sabendo da importância do tratamento, mas também do diagnóstico precoce e prevenção da doença, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo de todo ano ações de prevenções, como coleta de papanicolaou, busca ativa de adolescentes que não tomaram a vacina contra o HPV, realização de mamografias, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, incentivo ao aleitamento materno, incentivo a alimentação saudável e atividades físicas, oferta de tratamento e prevenção ao tabagismo e alcoolismo, entre outras atividades.

A imagem mostra um leito do Setor de Oncologia do HRLN com equipamentos para tratamento (Foto: Divulgação/PMC)

Além das ações realizadas pela Atenção Básica, o município conta com o setor de Oncologia há 11 anos, que acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

O setor conta com equipe composta por um médico, duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo. Realiza uma média mensal de 850 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimentos com nutricionista, psicólogo e serviço social.

Para os pacientes que necessitam, a Secretaria fornece suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.

O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30.

Outro grande avanço na área foi a abertura do Ambulatório de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte. Até o momento, mais de 150 pacientes foram encaminhados pelo município para tratamento, evitando assim, que os pacientes se deslocassem para outras cidades para realizar o tratamento.

“Sem dúvidas este setor foi a maior conquista dos últimos anos para a cidade. Mas é sempre bom lembrar que a prevenção ainda é a melhor opção. Procure nossas unidades de saúde e façam os exames preventivos”, destacou o secretário de saúde, Gustavo Boher.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Hugo Calderano quer vaga na semifinal em Foz do Iguaçu

Terceiro colocado do ranking mundial de tênis de mesa, Hugo Calderano decide neste sábado (2)…

5 segundos ago

Zé Neto e Cristiano comemoram maior público em 40 anos de Expoari

Dupla se referiu à sexta-feira com maior público de todas as edições do evento Zé…

52 minutos ago

Morte de mais quatro aves fecha ao público zoológico do Rio

A visitação pública ao zoológico do Rio, na Quinta da Boa Vista, foi suspensa temporariamente,…

56 minutos ago

Lula sanciona lei que proíbe uso de animais em testes cosméticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (30) a lei que proíbe…

58 minutos ago

TV Brasil exibe Sesi Araraquara x Unimed Campinas em semifinal da LBF

A TV Brasil exibe, ao vivo, neste domingo (3), às 10h45, o segundo confronto entre…

1 hora ago

Luciano Szafir se derrete ao falar de João Lucas: “É mais filho do que genro”

Em entrevista aLeoDias TV, o ator, que acompanhou o show do marido de Sasha, fala…

2 horas ago