Categories: CidadesSaúde

Setor de Oncologia completa 11 anos e oferece atendimento humanizado aos pacientes e familiares

Abril Branco foi o mês escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado no último sábado (08) e a cor branca por representar a soma de todas as cores – o câncer em todas as cores.

A ONU classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo. De modo geral, a incidência e a mortalidade por câncer vêm crescendo no planeta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030, o câncer pode ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo.

Sabendo da importância do tratamento, mas também do diagnóstico precoce e prevenção da doença, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza ao longo de todo ano ações de prevenções, como coleta de papanicolaou, busca ativa de adolescentes que não tomaram a vacina contra o HPV, realização de mamografias, campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul, incentivo ao aleitamento materno, incentivo a alimentação saudável e atividades físicas, oferta de tratamento e prevenção ao tabagismo e alcoolismo, entre outras atividades.

A imagem mostra um leito do Setor de Oncologia do HRLN com equipamentos para tratamento (Foto: Divulgação/PMC)

Além das ações realizadas pela Atenção Básica, o município conta com o setor de Oncologia há 11 anos, que acolhe o paciente com diagnóstico de câncer, e oferece atendimento humanizado, que envolve além do conhecimento técnico, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

O setor conta com equipe composta por um médico, duas enfermeiras, psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e agente administrativo. Realiza uma média mensal de 850 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimentos com nutricionista, psicólogo e serviço social.

Para os pacientes que necessitam, a Secretaria fornece suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar o estado nutricional dos pacientes.

O Setor de Oncologia fica no prédio do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO). O horário de funcionamento é das 7h às 16h30.

Outro grande avanço na área foi a abertura do Ambulatório de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte. Até o momento, mais de 150 pacientes foram encaminhados pelo município para tratamento, evitando assim, que os pacientes se deslocassem para outras cidades para realizar o tratamento.

“Sem dúvidas este setor foi a maior conquista dos últimos anos para a cidade. Mas é sempre bom lembrar que a prevenção ainda é a melhor opção. Procure nossas unidades de saúde e façam os exames preventivos”, destacou o secretário de saúde, Gustavo Boher.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Golfinho-boto-cinza encalha entre as praias de Santa Tereza e Barreiros em Ilhabela

O Instituto Argonauta, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa…

2 dias ago

Operação “COSUD”: Homem é preso com drogas e arma de fogo em Caraguatatuba

Um homem de 37 anos, foi preso por uma equipe de Força Tática da Polícia…

2 dias ago

Prefeitura de Ubatuba convoca 55 Professores de Educação Básica I

Nesta semana, a Prefeitura de Ubatuba publicou a convocação de 55 Professores de Educação Básica…

2 dias ago

Caraguatatuba confirma terceiro óbito pelo vírus da Influenza

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quarta-feira…

2 dias ago

3º Festival Saberes e Sabores Caiçaras começa amanhã com variada programação musical

De sexta-feira a domingo (10 a 12), a Praça da Cultura, no Centro, recebe o…

2 dias ago

Polícia Civil apreende 5 kg de maconha durante investigação em Caraguatatuba

A Polícia Civil através da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, após…

3 dias ago