Categories: São Sebastião

Sindserv denuncia a Promotoria de Justiça dívida de mais de R$ 89 mi da prefeitura com SSPrev

Sindicato se revolta e exige que o Instituto SSPrev entre com ação judicial mediante qualquer irregularidade
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) protocolou nesta quarta-feira (12/3) uma denúncia no Ministério Público, após a mídia revelar que a Prefeitura teria deixado de pagar ao Instituto São Sebastião Prev mais de R$ 89 milhões, o que pode comprometer diretamente o futuro das aposentadorias e pensões dos servidores públicos municipais. Os débitos se comprovam em decisões do Tribunal de Contas publicadas no final do ano passado e a entidade sindical exige explicações do SSPrev e que o órgão previdenciário jucilialize urgentemente qualquer irregularidade.
A diretoria do Sindserv se revolta ao saber da falta de repasse ao longo dos últimos anos, pois a possível dívida acumulada, junto ao déficit atuarial do Instituto, coloca em risco o pagamento dos benefícios de centenas de servidores aposentados, ou em vias de se aposentar, e pensionistas.
A presidente do Sindicato, Angélica Garcia, se posiciona e denunciou ao Ministério Público. “É revoltante que o desconto aconteça de forma compulsória no holerite do servidor para garantir a aposentadoria e isso pode não ser possível, uma vez que o gestor não faz a parte dele. A inércia da prefeitura e do próprio Instituto quando se trata de defender e proteger o patrimônio da categoria é algo que não podemos tolerar”, afirma.
De acordo com o Sindserv, a indignação aumenta ao lembrar que gestores do SSPrev estiveram ano passado no Sindicato respondendo dúvidas dos servidores, como também em reunião com a direção sindical, e não mencionaram em nenhum momento esta dívida milionária.
Além disso, o Sindicato questiona a omissão da gestão do SSPREV em buscar medidas jurídicas para cobrar os valores devidos. De acordo com a sentença do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, as contas do Instituto foram julgadas irregulares, em grande parte devido à inércia dos gestores do instituto em cobrar judicialmente os débitos da Prefeitura. “As condutas de mera emissão de lembretes [ofícios] aos devedores” “seguem na contramão da preservação do equilíbrio atuarial e financeiro do regime de previdência local (art. 40 C.F.) e do princípio de gestão fiscal responsável (art. 1º, § 1º da LRF)”, destaca trechos das decisões do TCE.
A denúncia feita pelo Sindserv visa também responsabilizar o ex-prefeito, caso não tenha honrado os compromissos financeiros. “Cabe ao MP fazer a apuração e tomar as devidas providências. Nós, servidores, não nos calaremos. É um claro exemplo de má gestão, que fere os princípios constitucionais da moralidade, da legalidade e da eficiência, ou como cita o próprio Tribunal de Contas, que ‘fere de morte a Constituição Federal’. Não podemos permitir que mais uma vez a população e os servidores paguem as consequências de irresponsabilidades”, afirmou a presidente do Sindserv.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Militar recupera motos roubadas e prende quatro pessoas na região Sul de Caraguatatuba

Uma ação deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (19), deteve quatro pessoas por…

1 dia ago

Vereadora Cássia do PT critica precariedade do transporte público em Caraguatatuba

A vereadora Cássia, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou em entrevista ao Jornal Repórter Online…

2 dias ago

Serramar Shopping divulga horários especiais de visitas ao Papai Noel

O Serramar Shopping deu início à programação especial de fim de ano com a chegada…

2 dias ago

Três veículos se envolvem em acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) no trecho urbano…

2 dias ago

Bombeiros e PM realizam treinamento com helicóptero Águia em Caraguatatuba

O Grupamento Bombeiros Marítimo (GBMar) de Caraguatatuba e o Comando de Aviação da Polícia Militar…

2 dias ago

Vereadores aprovam projeto que obriga Sabesp a instalar válvulas eliminadoras de ar nos hidrômetros

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, na noite desta terça-feira (18/11), durante a 37ª Sessão…

2 dias ago