Uma decisão tomada pelo Superior Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), definiu que as Guardas Civis Municipais (GCMs) têm poder de polícia e podem ajudar em policiamento urbano e comunitário em todo o Brasil.
Esta decisão corrobora com o que já ocorre em São Sebastião, que transformou sua GCM em Polícia Municipal e já desenvolve atividades de policiamento ostensivo na área do município.
O julgamento estabeleceu que a atuação das corporações municipais deve respeitar as atribuições de outros órgãos de segurança pública, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais.
De acordo com o entendimento, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante.
O relator, ministro Luiz Fux, frisou que o STF já tem entendimento de que, assim como as polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública. Ele lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios.
Seu voto foi acompanhado por oito ministros. “Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. Ele defendeu que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais.
Para o comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, esta era uma discussão antiga, mas o resultado provou que o município estava no caminho certo.
“A segurança é prioridade em São Sebastião e esta decisão confirma que sempre estivemos certos na maneira de enxergar a segurança pública municipal”, disse o comandante Maciel.
Segundo ele, o município sempre esteve à vanguarda deste tema da segurança e desde 2017, vem recebendo investimentos sólidos em capacitações, treinamentos, equipamentos, novas frotas, canil, nova base no Guaecá e a nova base em construção do bairro São Francisco.
O município atua em parceria com as Polícia Militar e Civil, além de ter um Centro de Operações Integradas (COI) altamente informatizado e tecnológico.
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…