Categories: CidadesPolícia

STF define que GCM tem poder de polícia e pode fazer policiamentos urbano e comunitário

Uma decisão tomada pelo Superior Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), definiu que as Guardas Civis Municipais (GCMs) têm poder de polícia e podem ajudar em policiamento urbano e comunitário em todo o Brasil.

Esta decisão corrobora com o que já ocorre em São Sebastião, que transformou sua GCM em Polícia Municipal e já desenvolve atividades de policiamento ostensivo na área do município.

O julgamento estabeleceu que a atuação das corporações municipais deve respeitar as atribuições de outros órgãos de segurança pública, mas cooperem com as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais.

De acordo com o entendimento, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante.

O relator, ministro Luiz Fux, frisou que o STF já tem entendimento de que, assim como as polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública. Ele lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios.

Seu voto foi acompanhado por oito ministros. “Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. Ele defendeu que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais.

Para o comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, esta era uma discussão antiga, mas o resultado provou que o município estava no caminho certo.

“A segurança é prioridade em São Sebastião e esta decisão confirma que sempre estivemos certos na maneira de enxergar a segurança pública municipal”, disse o comandante Maciel.

Segundo ele, o município sempre esteve à vanguarda deste tema da segurança e desde 2017, vem recebendo investimentos sólidos em capacitações, treinamentos, equipamentos, novas frotas, canil, nova base no Guaecá e a nova base em construção do bairro São Francisco.

O município atua em parceria com as Polícia Militar e Civil, além de ter um Centro de Operações Integradas (COI) altamente informatizado e tecnológico.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Nova operação conjunta de Forças de Segurança, Prefeitura e Vigiância Sanitária vistoria adegas na Costa Sul

Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…

19 horas ago

São Sebastião avança em segurança pública em novo programa em parceria com ‘Muralha Paulista’

A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…

22 horas ago

Após igreja repudiar uso de imagem do Padroeiro na ‘Marcha da Maconha’ prefeitura de Caraguá divulga nota

A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…

22 horas ago

Carro pega fogo em Caraguá e três pessoas ficam feridas após acidente na madrugada em Ubatuba

Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…

23 horas ago

GCM prende homem com várias porções de drogas na região Norte de Caraguá

Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…

2 dias ago