Categories: Região

Supermercados contam com mais de 34 mil vagas abertas no Estado de São Paulo

Estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados detalha postos e cidades com maior defasagem no setor

O setor supermercadista enfrenta desafios significativos na contratação de mão de obra. Um levantamento conduzido pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) revela que atualmente há 34,5 mil vagas abertas em todo o Estado de São Paulo, refletindo uma tendência observada em diversos segmentos da economia, como indústria, agronegócio, comércio e serviços. A necessidade de um grande volume de colaboradores, aliada à percepção direta do consumidor — que nota filas ou setores desfalcados — torna essa defasagem ainda mais evidente nos supermercados.

Segundo a pesquisa divulgada esta semana, os postos vagos estão, principalmente, nas seguintes ocupações: operador de caixa (7.225), repositor (5.909), açougueiro (4.314), operador de frios e laticínios (3.866), empacotador (2.778), operador de hortifrúti (2.103), padeiro (1.202), estoquista (1.195), fiscal de caixa (860) e confeiteiro (739). Outras 4.228 vagas estão distribuídas entre diversas funções na área.

Juntos, os municípios de São Paulo e Campinas concentram 40% das vagas. Ainda segundo o estudo, para cada 10 empregados no setor, há 0,9 postos não preenchidos.

Para minimizar essa dificuldade, o setor investe fortemente na capacitação de seus colaboradores, permitindo que profissionais sem experiência adquiram conhecimento e cresçam na carreira. Além disso, as associações regionais têm desempenhado um papel fundamental ao oferecer treinamentos e qualificação para os trabalhadores.

“Nós estamos buscando uma conexão com bancos de dados de prefeituras e programas sociais, para possibilitar a inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Os supermercados oferecem oportunidades em diversas áreas, como açougue, padaria, hortifrúti e reposição, muitas vezes não necessitando de conhecimento prévio para exercer a função”, afirma Erlon Ortega, presidente da APAS.

A reinserção de profissionais acima de 50 anos também tem se mostrado uma tendência crescente nos supermercados, trazendo experiência e comprometimento para as equipes. “Esses profissionais contribuem para um ambiente de trabalho mais equilibrado e produtivo”, comenta Ortega.

A flexibilização do modelo de trabalho surge como um fator essencial para atrair novos talentos, especialmente entre os mais jovens. A APAS vê na possibilidade de jornadas mais adaptáveis às necessidades individuais um diferencial importante para garantir a retenção e a ampliação da força de trabalho no setor.

Sobre a APAS – Com 53 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Um dos símbolos da transformação alvinegra

— Hoje nos despedimos de um dos símbolos da transformação alvinegra dentro de campo: Danilo…

32 minutos ago

Favoritismos #18: dicas, palpites e chances no Brasileirão

Consolidados na disputa pela liderança da classificação, os três primeiros colocados carregam histórico de vitórias…

2 horas ago

Em terras portuguesas, Al-Nassr de Jesus e CR7 mira contratação de Bruno Fernandes, do United

Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…

3 horas ago

A gente quer ser um Flamengo

– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…

4 horas ago

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

5 horas ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

6 horas ago