Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, durante o 2º quadrimestre deste ano, a média do município ultrapassou 20% de absenteísmo, que são os pacientes faltosos em consultas e exames ambulatoriais da rede municipal. Na rede municipal, dos 6.113 pacientes agendados em consultas, 1.149 não compareceram (18,79%). Já os exames, foram 6.357 pessoas agendadas e 1.763 faltosos (21,48%).
Em relação ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 5.428 consultas marcadas, 1.101 pacientes faltaram (20,28%) e dos 4.221 exames agendados, 861 não compareceram, uma taxa de 20,40% de absenteísmo.
Já nos procedimentos da rede privada, onde a Prefeitura possui convênios, foram agendadas 3.958 consultas, com 1.313 faltosos (24,91%). E os exames somam 8.426 agendamentos, com 1.263 pacientes que não compareceram (14,98%), a menor taxa de absenteísmo.
No Hospital Regional do Litoral Norte, das 957 consultas agendadas, 158 pacientes não compareceram (16,51%) e dos 2.472 exames marcados, 532 pessoas não estiveram presentes (21,52%).
No total, 16.456 consultas foram agendadas e 3.721 pessoas não comparecem, registrando uma taxa média de 22,61% de absenteísmo. E 21.476 exames foram agendados e 4.419 pessoas faltaram, uma taxa de 20,58% de faltosos.
A Secretaria de Saúde reforça a população a importância de comunicar caso não seja possível o comparecimento e de sempre manter o cadastro atualizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente quando houver mudanças de número de telefone e de endereço.
O secretário de Saúde, Gustavo Boher, destaca que o aviso prévio contribui para que outras pessoas que estão na fila de espera possam ser atendidas. “Não ir à consulta médica ou ao exame gera diversos problemas como aumento da espera e, consequentemente, as reclamações pela demora do serviço”, disse.
Em caso de falta, a pessoa pode informar a UBS de referência ou o ACS do bairro. O ideal é que a ausência seja justificada com dois dias de antecedência para que a Central de Agendamentos da Secretaria de Saúde realize o encaixe de outro paciente.
A Central de Agendamentos utiliza o sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), regulamentada pela Diretoria Geral de Saúde (DRS-17), onde conta com equipe multiprofissional, adotando os protocolos de Manchester, desenvolvido com o objetivo de classificar a prioridade de atendimento dos pacientes.
Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…
Um motociclista que realizava um serviço delivery de drogas foi interceptado por agentes da GCM…
‘Iniciativa que traz esperança’, diz 1° empresário a cadastrar câmeras no Muralha Paulista O cadastramento…
A partir do dia 19 de setembro, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tinga em…
A Prefeitura de São Sebastião prorrogou por mais 30 dias, a partir de 10 de…
No Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, Ilhabela dá um passo importante…