Categories: DestaquesVariedades

Teatro Mario Covas apresenta Escola de Mulheres – uma sátira ao patriarcado neste sábado

A Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado será apresentada no palco do Teatro Mario Covas neste sábado (05), às 20h. A entrada é gratuita. O Grupo Lunar de Teatro faz uma crítica ao machismo limitante na comédia musicada Escola de Mulheres – Uma Sátira ao Patriarcado, uma livre adaptação ao clássico escrito em 1662 pelo dramaturgo francês Molière (1672-1673). O espetáculo estreou em agosto de 2023 e já cumpriu duas temporadas na capital paulista, além de ter sido apresentado em festivais. A nova temporada de circulação é possível graças ao edital da Lei Paulo Gustavo SP nº 20/2023 – Difusão Cultural.

A montagem do Grupo Lunar altera a narrativa do texto original, escrito e encenado no século XVII, para as vozes femininas atuais, devolvendo à protagonista a escrita de seu próprio destino. Inês, assim como no texto original, é uma jovem inocente destinada a casar-se com Arnolfo, um velho burguês que a escolheu quando ela ainda era uma criança e a educou para ser uma esposa submissa e dependente. Entretanto, diferente da história original, nesta versão, quando a jovem chega na idade de se casar, um sonho a desperta para um caminho alternativo àquele arquitetado por seu suposto benfeitor.

A história é contada a partir da a fusão de referências da cultura europeia do século XVII e dos tipos clássicos da Commedia Dell’Arte com influências do folclore popular brasileiro e de tradições afro-brasileiras, como elementos carnavalescos e rituais de divindades, como a Pombagira, representando sensualidade e libertação feminina.
O espetáculo tem como base a linguagem de coro cênico, na qual o elenco permanece no palco durante a peça compondo imagens, jogando com a cena e tocando ao vivo.

As canções da peça misturam influências renascentistas com raízes, composições e arranjos brasileiros, buscando a união entre o lírico e o popular. Cantadas e tocadas ao vivo, elas provocam uma reflexão além da sátira, tornando-se um elemento fundamental ao compor um alerta crítico sobre o patriarcado, fazendo a ponte da história com os tempos atuais. O elenco traz Ana Clara Fischer, Angelina Miranda, Elvis Zemenoi, Mau Machado, Pamella Bravo, Suzana Muniz, Tom Freire e Vitor Ugo. O espetáculo ainda tem preparação vocal de Ana Clara Fisher, cenografia de Vitor Ugo, figurinos de Daíse Neves, máscaras de Rafael Mariposa e iluminação de Dida Genofre.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

EDP abre inscrição para Escola de Eletricista em Caraguatatuba, Guarulhos e Taubaté

Iniciativa gratuita de formação é realizada em parceria com o Senai; inscrições seguem até 7…

33 minutos ago

Final do Campeonato Municipal Sub-20 de Ilhabela agita PEII Sul neste domingo (29)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste domingo (29),…

43 minutos ago

8 opções de passeios culturais gratuitos em Ilhabela

O município de Ilhabela foi formado sob forte influência da cultura caiçara, que se mantém presente…

45 minutos ago

Sabesp disponibiliza rede de água para conexão na Costa Sul de São Sebastião

Moradores dos bairros Baleia Verde, Praia da Baleia e Camburi já podem solicitar a conexão ao…

56 minutos ago

Câmara realiza segunda audiência pública sobre mudanças no Estatuto dos Servidores Municipais nesta quinta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba convida a população nesta quinta-feira (26/06), às 18h, para segunda…

10 horas ago

Tradicional Festa de São Pedro começa nesta quinta com quermesse e procissão marítima

A tradicional Festa de São Pedro, Padroeiro dos pescadores, começa nesta quinta-feira (26) e segue…

10 horas ago