Categories: DestaquesVariedades

Teatro Mario Covas recebe exposições de fotografia

Integrando o “Ocupa Foto Caraguá – Mês da Fotografia”, duas exposições estarão no Teatro Mario Covas no mês de agosto. A realização do projeto é da coordenação de audiovisual, fotografia e novas mídias da Fundacc e dos setoriais dos Conselhos Deliberativo e Municipal de Política Cultural. A visitação é das 10h às 16h, de segunda a sexta. A entrada é gratuita.

“Trabalhadoras” tem início dia 13 e segue até o dia 31 de agosto e tem o objetivo de registrar o papel fundamental das mulheres que atuam em diferentes setores produtivos, um projeto fotográfico e de pesquisa que se propõe a apreciar e retratar a essência e a diversidade que geram tanto riqueza quanto dinamismo para a cidade, os munícipes e também visitantes.

Por meio de uma composição visual dessas mulheres, com retratos individuais e coletivos, o projeto busca retratá-las como protagonistas incontestáveis de suas próprias narrativas e de suas trajetórias no mundo do trabalho.
Além da exposição presencial em diferentes espaços da cidade, o projeto contará com uma exposição virtual no site do Museu da Pessoa e uma roda de conversa sobre as relações entre mercado de trabalho, gênero e justiça social.
“Trabalhadoras” foi preparado e realizado com muito carinho por Jade Diniz e Cecília Zanchi, fotógrafas, amigas de longa data e sócias na Balsa Criativa, produtora cultural que vem realizando há mais de seis anos, diversas produções no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O projeto foi beneficiado pela Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, no edital 22/2023 da FUNDACC.
Já a exposição “Sororitas” terá visitação entre os dias 13 e 19. O projeto originou-se do musical-manifesto criado pelas mulheres do grupo de dança e música Shaman Tribal da cidade de Piracicaba, onde as artistas, de maneira poética e subjetiva, estampam as mulheres de maneira empoderadas, reverenciando suas ancestralidades, suas histórias de luta para conquistar maiores espaços sob o cerceamento, violência e opressão do patriarcado, trazendo através desse trabalho inspiração para a exposição de arte visual – fotografia e do bordado feito à mão pelas artistas Jana Cunha e Júlia Momesso.

Sororitas vem do termo originário de “sorori”, a mesma etimologia de sororidade, do latim “sóror”, que significa “irmãs”, a versão feminina de fraternidade e é usada como corrente dentro do movimento feminista, construindo aliança entre as mulheres.

A exposição, com produção da MaBê Cultural, circula por oito cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital.
O projeto é realizado por meio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa, com o apoio da Fundacc e da Prefeitura de Caraguatatuba. O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, 187 – Indaiá, em Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

GCM prende homem com várias porções de drogas na região Norte de Caraguá

Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…

3 horas ago

Acidente de moto em São Sebastião deixa motociclista ferido levemente

No início da tarde deste sábado (4), um motociclista se envolveu em um acidente no…

6 horas ago

Polícia Civil investiga tentativa de homicídio em Ilhabela

O crime foi registrado na madrugada deste sábado (4) e a vítima foi levado em…

10 horas ago

Em Ilhabela, encontro entre adolescente autista e jubarte emociona o país e marca temporada histórica de avistamentos

Com 13 anos, jovem realiza sonho de ver baleia de perto e se torna símbolo…

11 horas ago

Espetáculos do mês de Outubro celebram Dia da Criança em Ubatuba

No mês dedicado à infância, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto receberá três espetáculos…

11 horas ago