Tempo de espera na Travessia São Sebastião-Ilhabela passa de 2 horas nesta sexta (11)

Atualizado: 20:09

A travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, está operando com tempo de espera para embarque de 120 minutos (2 horas) do lado de São Sebastião e 30 minutos do lado de Ilhabela na tarde desta sexta-feira (11).

De acordo com Departamento Hidroviário (DH) do estado, no memento tempo está nublado na região e seis embarcações estão realizando a travessia. A partir deste sábado (12) em atendimento ao Ministério Público do Estado de São Paulo, fica suspenso o direito à fila preferencial para moradores de Ilhabela e São Sebastião.

Leia nota na integra: Em virtude de relatos de irregularidade na fila prioritária da balsa que liga São Sebastião a Ilhabela, a Promotoria de Justiça de Ilhabela recomendou ao Departamento Hidroviário do Estado que deixe de priorizar o embarque de veículos com placas dos dois municípios do litoral paulista, enquanto não readequar o viário para permitir o embarque das prioridades legais antes da prioridade estabelecida por lei municipal aos munícipes das duas cidades. A orientação visa a garantir o embarque prioritário de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de veículos como ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, definido por força de leis e decretos estaduais.

A prioridade para veículos licenciados nos municípios de Ilhabela e São Sebastião foi estabelecida por lei municipal, mas segundo o apontado pelo autor da recomendação fica inviabilizada pela ausência de viário adequado em Ilhabela, o que vem causando o enfileiramento de automóveis cujos ocupantes têm direito ao embarque preferencial conforme legislações do Estado, dono da competência para tratar de questões afetas ao transporte intermunicipal.

A recomendação é datada de 26 de setembro, tendo sido concedida a dilação de prazo até 12 de novembro para adequação do viário a fim de garantir a prioridade para os munícipes de Ilhabela e São Sebastião. Enquanto não ocorrer a readequação viária, permanece vedado o embarque da prioridade dos munícipes, como forma de garantir o embarque prioritário de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de veículos como ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, definido por força de leis e decretos estaduais.

Prefeitura de Ilhabela

Ainda nesta sexta, a Prefeitura de Ilhabela protocolou na Justiça um pedido de tutela antecipada, na tentativa de evitar a suspensão da prioridade. No documento consta que o município sequer foi comunicado de forma oficial. Ressaltou ainda que a medida será implantada às vésperas de um feriado.

A Prefeitura de Ilhabela salientou ainda que a suspensão da forma imposta “prejudica diretamente os moradores de Ilhabela e São Sebastião”. O município aguarda a apreciação do pedido pela justiça.

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Em terras portuguesas, Al-Nassr de Jesus e CR7 mira contratação de Bruno Fernandes, do United

Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…

36 minutos ago

A gente quer ser um Flamengo

– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…

2 horas ago

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

3 horas ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

4 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

5 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

6 horas ago