Tempo de espera na Travessia São Sebastião-Ilhabela passa de 2 horas nesta sexta (11)

Atualizado: 20:09

A travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela, está operando com tempo de espera para embarque de 120 minutos (2 horas) do lado de São Sebastião e 30 minutos do lado de Ilhabela na tarde desta sexta-feira (11).

De acordo com Departamento Hidroviário (DH) do estado, no memento tempo está nublado na região e seis embarcações estão realizando a travessia. A partir deste sábado (12) em atendimento ao Ministério Público do Estado de São Paulo, fica suspenso o direito à fila preferencial para moradores de Ilhabela e São Sebastião.

Leia nota na integra: Em virtude de relatos de irregularidade na fila prioritária da balsa que liga São Sebastião a Ilhabela, a Promotoria de Justiça de Ilhabela recomendou ao Departamento Hidroviário do Estado que deixe de priorizar o embarque de veículos com placas dos dois municípios do litoral paulista, enquanto não readequar o viário para permitir o embarque das prioridades legais antes da prioridade estabelecida por lei municipal aos munícipes das duas cidades. A orientação visa a garantir o embarque prioritário de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de veículos como ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, definido por força de leis e decretos estaduais.

A prioridade para veículos licenciados nos municípios de Ilhabela e São Sebastião foi estabelecida por lei municipal, mas segundo o apontado pelo autor da recomendação fica inviabilizada pela ausência de viário adequado em Ilhabela, o que vem causando o enfileiramento de automóveis cujos ocupantes têm direito ao embarque preferencial conforme legislações do Estado, dono da competência para tratar de questões afetas ao transporte intermunicipal.

A recomendação é datada de 26 de setembro, tendo sido concedida a dilação de prazo até 12 de novembro para adequação do viário a fim de garantir a prioridade para os munícipes de Ilhabela e São Sebastião. Enquanto não ocorrer a readequação viária, permanece vedado o embarque da prioridade dos munícipes, como forma de garantir o embarque prioritário de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de veículos como ambulâncias e carros do Corpo de Bombeiros, definido por força de leis e decretos estaduais.

Prefeitura de Ilhabela

Ainda nesta sexta, a Prefeitura de Ilhabela protocolou na Justiça um pedido de tutela antecipada, na tentativa de evitar a suspensão da prioridade. No documento consta que o município sequer foi comunicado de forma oficial. Ressaltou ainda que a medida será implantada às vésperas de um feriado.

A Prefeitura de Ilhabela salientou ainda que a suspensão da forma imposta “prejudica diretamente os moradores de Ilhabela e São Sebastião”. O município aguarda a apreciação do pedido pela justiça.

 

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Golfinho-boto-cinza encalha entre as praias de Santa Tereza e Barreiros em Ilhabela

O Instituto Argonauta, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa…

13 horas ago

Operação “COSUD”: Homem é preso com drogas e arma de fogo em Caraguatatuba

Um homem de 37 anos, foi preso por uma equipe de Força Tática da Polícia…

18 horas ago

Prefeitura de Ubatuba convoca 55 Professores de Educação Básica I

Nesta semana, a Prefeitura de Ubatuba publicou a convocação de 55 Professores de Educação Básica…

20 horas ago

Caraguatatuba confirma terceiro óbito pelo vírus da Influenza

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quarta-feira…

20 horas ago

3º Festival Saberes e Sabores Caiçaras começa amanhã com variada programação musical

De sexta-feira a domingo (10 a 12), a Praça da Cultura, no Centro, recebe o…

20 horas ago

Polícia Civil apreende 5 kg de maconha durante investigação em Caraguatatuba

A Polícia Civil através da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de São Sebastião, após…

2 dias ago