Temporal deixam cidades do litoral norte em estado de alerta

As Defesas Civis do litoral norte decretaram estado de alerta depois do temporal desta segunda-feira (03/02), que atingiu principalmente São Sebastião e Caraguatatuba.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que o município está em estado de alerta de acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC).

Por ter ultrapassado os 100 milímetros de chuva nas últimas 72 horas e pela previsão de 90 a 100 milímetros de chuva para os próximos três dias, é necessário redobrar a atenção nas áreas de encosta e se atentar aos sinais de movimentação de massa, tais como, trincas em solo e residência.

A Defesa Civil recomenda a população que não ultrapasse ruas alagadas, evite o contato com água contaminada e se notar alteração na topografia do local saia de casa e acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica e Defesa Civil, informa que durante a madrugada foram registradas sete ocorrências entre queda de árvores e alagamentos nos bairros da Água Branca, Barra Velha e extremo Norte.
O acumulado de chuva no município atingiu 60,3mm. A Prefeitura reitera que, em situações de emergência, seja acionada a Defesa Civil pelos telefones (12) 3896-2802 e 199, ou no endereço, avenida Professor Malaquias de Oliveira, 296 – Barra Velha.

Caraguatatuba

A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que está monitorando desde a manhã desta segunda-feira (03/02) as áreas de risco e de alagamentos da cidade por conta das chuvas que vem atingindo a região nos últimos dias.
O acumulado das últimas 72 horas é de 209,55 milímetros de chuva na cidade. Dados atualizados apontam que há vários pontos de alagamentos na cidade, mas sem graves ocorrências.
A Defesa Civil foi acionada apenas para uma ocorrência de quedas de árvores na Rua Irmã São Francisco, no bairro Rio do Ouro, e sem vítimas.
A equipe do PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil) está de plantão para quaisquer ocorrências. As informações dão conta de que a chuva deve permanecer nas próximas horas e com maré alta até 2h de amanhã.
O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba foi acionado para atender um chamado no bairro Benfica de queda de barranco que atingiu o quintal de uma residência, mas sem avarias e sem vítimas.

Ubatuba

As chuvas da noite da última segunda-feira, 03, fizeram com que algumas regiões de Ubatuba ultrapassassem o índice de 100 mm de chuva no acumulado de 72 horas, o que coloca o município em estado de atenção.

A região Sul do município foi a mais atingida, e os bairros com maior índice de chuva são Araribá (258,69 mm), Sertão da Quina (214,03 mm)), Lagoinha (179,48 mm) e Maranduba (202,28 mm). A Defesa Civil de Ubatuba efetuou a retirada de uma família e auxiliou duas famílias que estavam em alagamento na rua, sendo duas da Maranduba e uma do Araribá. Todos foram encaminhados para casas de parentes. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na retirada com o bote.

As regiões Centro-sul e central também estão com índices elevados. Para os moradores em regiões propensas a deslizamento de massa/ terra (devido ao solo encharcado), que podem ocasionar danos em residências, a Defesa Civil orienta que, diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, acionem ajuda pelo telefone 199.

Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta que até sexta-feira,07,  devido a uma combinação de sistemas meteorológicos, há previsão de chuvas para todo o Estado, sendo os maiores acumulados no interior. Atenção especial para locais, que incluem Vale do Paraíba e Litoral Norte, que são regiões mais vulneráveis.

No alerta, também consta que precipitações podem trazer rajadas fortes de ventos, descargas elétricas e granizo em pontos isolados, o que acarreta transtornos, como deslizamento de terra, alagamentos, enxurradas e tempestades com raio.

Informações atualizadas às 10h25.

Tamoios 

O trecho de serra da Rodovia dos Tamoios permanece interditado e sem previsão de liberação nesse início de terça-feira (4). Os pluviômetros ainda indicam acúmulo de mais de 100 mm de chuva nas últimas 72 horas e, durante a madrugada, foi registrada a queda de uma árvore na altura do km 80. Nossas equipes permanecem monitorando o trecho e os equipamentos. As informações seguem disponíveis nos canais de comunicação da Concessionária.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!