Durante a semana do aniversário da cidade, os alunos da rede municipal terão a oportunidade de saborear pratos típicos que fazem parte da história e identidade do povo ilhabelense. Entre os pratos selecionados estão o Cozido Caiçara (com carne em cubos, abóbora e batata-doce), o Azul Marinho (tradicional peixe com banana verde), o Vento do Padre (frango desfiado com milho verde) e o Escondidinho Arrelá (preparado com carne seca e fubá). As refeições ainda serão acompanhadas por arroz, feijão, saladas variadas e frutas frescas, garantindo equilíbrio nutricional aliado ao resgate cultural.
Segundo a Secretaria de Educação de Ilhabela, a proposta vai além da alimentação: é também uma forma de valorizar a tradição caiçara, aproximando os estudantes da culinária típica de Ilhabela e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
“A celebração dos 220 anos de Ilhabela é um momento especial para toda a nossa comunidade, e levar essa comemoração para dentro das escolas, através do Cardápio Caiçara, reforça a importância de valorizar a nossa identidade cultural. A alimentação escolar também pode ser um instrumento de educação, de preservação das tradições e de fortalecimento dos laços com a história do nosso povo”, disse o secretário adjunto de Educação, Professor Diego Serena.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em promover uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura e os costumes locais. “Trazer o Cardápio Caiçara para nossas escolas é um gesto de respeito à história da cidade e de incentivo para que nossas crianças conheçam e se orgulhem de suas raízes”, afirmou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…
A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…
A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…
Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…
Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…