O mês de março marca a transição do calor do verão para as temperaturas amenas do outono, e Bertioga se destaca como um destino versátil, oferecendo programações ao longo do ano. Uma alternativa única para turismo de bem-estar surge no cenário: o turismo holístico. Esta modalidade proporciona experiências que promovem saúde, equilíbrio emocional e desenvolvimento pessoal, imersas na exuberância natural da Mata Atlântica bertioguense, que ostentam 90% de preservação permanente.
O turismo holístico abraça atividades ao ar livre, como caminhadas na floresta, passeios pelas praias e momentos de contemplação em ambientes naturais. Essa abordagem oferece um refúgio tranquilo que contribui para a redução do estresse, clareza mental e melhoria do humor. Estudos mostram que passar tempo na natureza pode fortalecer o sistema imunológico, e a produção de proteínas que combatem infecções.
Denis Candido, monitor ambiental e terapeuta holístico, destaca uma variedade de atividades durante um dia imersivo na floresta. “Percorremos o Rio Jaguareguava participando de atividades de remada. À medida que avançamos pelo vale, as águas cristalinas nos revelam o fundo de areia, pedras e blocos de tabatinga, usados terapeuticamente no banho de argila medicinal”. Candido enfatiza os benefícios dessa atividade, como restauração dos tecidos, estímulo do fluxo sanguíneo e alívio de diversas condições, desde stress até dores físicas. Integrando práticas de cura natural às experiências de turismo de bem-estar, os participantes mergulham em uma abordagem holística para a saúde. Este enfoque não se limita a tratar os sintomas físicos, mas abraça o cuidado da mente, corpo e espírito.
Candido ressalta a variação das atividades conforme o local, a duração da vivência e os objetivos terapêuticos. No entanto, em todas as experiências na floresta, atividades como caminhada silenciosa, práticas de meditação ao ar livre em ambientes intocados e o envolvimento sensorial com a natureza através do banho de floresta são realizadas com a naturoterapia. A terapia natural permite aos participantes desfrutarem do ar fresco, dos sons da floresta, dos aromas das plantas e da textura do solo. Concluindo, o terapeuta enfatiza a importância dessas práticas para uma renovação completa do corpo e da mente, para públicos de todas as idades e com acessibilidade para pessoas com deficiências.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…