A Vigilância Epidemiológica de Ubatuba confirmou esta semana o primeiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) no município. A informação é do blog do Salim Burihan. A doença foi diagnosticada em um munícipe da faixa etária de 20 a 29 anos, que buscou por atendimento em uma unidade de saúde no último dia 1º de agosto e fez o exame que comprovou o resultado.
O paciente é morador de Ubatuba e tem histórico de viagem recente para outra cidade do Estado de São Paulo. Ele passou por avaliação médica, não precisou de internação e segue em isolamento domiciliar, com acompanhamento das equipes de saúde da cidade.
Transmitida pelo vírus monkeypox, a doença é considerada uma zoonose viral, ou seja, quando o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais. O vírus monkeypox pertence a mesma família dos transmissores da varíola humana, erradicada na década de 1980, e que registrava sintomas mais letais.
De acordo com especialistas, a varíola monkeypox é clinicamente menos grave, com período de incubação entre 6 e 13 dias, podendo variar ainda de 5 a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Além das erupções na pele, os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e gânglios inchados (ínguas).
A transmissão se dá por contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias e compartilhamento de objetos usados por uma pessoa que está infectada. O contato sexual contribui para a transmissão por envolver as principais formas de contágio.
A Secretaria de Saúde ressalta que em caso de suspeita da doença, a pessoa deve procurar pela unidade de saúde mais próxima da sua residência.
Só o aperitivo de Samuel Lino já foi suficiente para encher os rubro-negros de confiança…
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba publicou as primeiras convocações de candidatos…
Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…
Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…
Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…
Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…