Além de belas praias e de ser um cenário propício para a prática de vários esportes, Ubatuba é referência quando se trata de observação de aves. A cidade abriga 565 espécies de aves, o que representa 5% de todas as espécies do mundo.
Segundo o ICMBio, o termo birdwatching surgiu na América do Norte, no início do século XX, definido como o hobbie de observar pássaros em seu habitat natural, sem alterar o ambiente ou o comportamento em que vive.
A prática, que exige paciência e olhares atentos, começou a se tornar uma atividade turística nos anos 60, quando muita gente descobriu o prazer de visitar lugares remotos para assistir ao comportamento das aves.
De acordo com o ornitólogo amador Carlos Rizzo, além da diversidade da flora que compõem a vegetação em Ubatuba, outra explicação para a grande quantidade de espécies de aves presentes no território ubatubense é o clima. “Em Ubatuba, não temos 15 dias seguidos com o mesmo tempo e temperatura. Isso tudo resulta numa oferta de alimentos para as aves encontrável em poucos lugares do Brasil”, afirmou.
Ele ainda comentou que, a cada ano, cresce o número de turistas que busca o município como destino com esse objetivo. Alguns dos locais indicados para a prática são: Fazenda Angelim, Fazenda Capricórnio, Sertão do Cambucá, Sitio Folha Seca e torre de observação de aves no Quilombo da Fazenda.
Rizzo ainda lembrou que, para garantir a segurança e encantamento, a recomendação é sempre contratar um guia especializado por meio das agências da cidade.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…