Categories: CidadesGeral

Ubatuba recebe especialistas para discutir mudanças climáticas e estratégias

Secretaria de Meio Ambiente apresentou ações realizadas para diminuir impactos ambientais

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente expôs, nesta última quinta-feira,14, mais uma das etapas do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima (PMAR), que está em construção.

A apresentação aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira para importantes representantes e especialistas do Meio Ambiente federal, estadual e membros da equipe Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – GIZ.

O projeto em construção é uma ferramenta importante e inovadora de gestão, que permitirá prever cenários futuros e traçar medidas para auxiliar o planejamento e orientação nas tomadas de decisão dos gestores.

Ubatuba foi umas das 10 cidades para o projeto piloto, que busca preparar as cidades para enfrentarem os desafios ambientais, com foco em ações prioritárias e medidas de adaptação baseadas em ecossistemas.

Entre os riscos levantados no município de Ubatuba, destacaram-se o aumento da frequência de dias extremamente quentes, enchentes, alagamentos, deslizamentos de encostas e erosão costeira.

Para enfrentar esses desafios, foram apontados alguns objetivos como: minimizar os efeitos do aumento da temperatura, ampliar a segurança hídrica e reduzir os impactos de eventos climáticos extremos.

“O Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima é uma construção de políticas públicas que se baseia na análise de diagnósticos para orientar o município diante das mudanças em curso, como o aumento de chuvas e ressacas”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho. “Ao considerar esses diversos fatores, o plano permite estabelecer metas e objetivos para corrigir e prevenir vulnerabilidades, tornando-se assim uma ferramenta complementar ao plano diretor e um meio de fortalecer a abordagem climática”, finaliza Adolpho.

Com 31 medidas delineadas, o plano inclui desde a criação e aprovação do plano preventivo municipal da Defesa Civil para inundação, alagamento e de contingência até a implementação de sistemas de tratamento de água potável em áreas vulneráveis. Além disso, políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e geração de emprego estão entre as estratégias propostas.

O Secretário de Meio Ambiente ressalta que a próxima etapa da construção do plano é a realização de oficinas em territórios tradicionais e demais atividades que envolvam a sociedade civil.

                                        Erosão costeira

Durante o dia, a Secretaria de Meio Ambiente acompanhou membros do Programa de Cooperação Técnica da Alemanha no Brasil, conduzidos pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) a um dos locais com maiores índices de erosão: a praia da Barra Seca.

A visita foi conduzida pela Doutora e Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ambientais IPA da SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Celia Regina de Gouveia Souza, que estuda esses fenômenos desde 1992.

Segundo ela, mudanças climáticas globais elevam o nível do mar e causam eventos meteorológicos extremos, contribuindo, também, para o encolhimento da faixa de areia.

“Os eventos extremos que têm acontecido: chuvas intensas, ressacas e urbanização, são apenas uns dos fatores que impactaram essa mudança. Precisamos começar a resguardar a praia, pois a principal função dela é justamente proteger o continente e as pessoas contra essa invasão do mar”, conclui.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

45 minutos ago

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

4 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

13 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

14 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

14 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Litoral Norte entre terça (16) e quarta-feira (17)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…

1 dia ago