O ubatubense Kaique Passos Ramos irá representar o município nos jogos Pan-americanos em novembro no Chile, com a modalidade canoa havaiana (Va’a). O atleta é aluno do projeto de Esportes Radicais e de Aventura da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal.
O jovem de 16 anos garantiu a vaga para a disputa internacional, que ocorrerá nos dias 23 e 27 de novembro, após ter conquistado o 1º lugar na categoria sub 19 do campeonato brasileiro classificatório, realizado no Espírito Santo, no primeiro semestre deste ano.
“Larguei bem, fiz uma boa prova e fui campeão brasileiro. Foi muito gratificante ganhar e conquistar vaga para representar o Brasil no Chile, além disso também irei para o Mundial em Samoa que será em outubro de 2023”, comemorou Kaique.
Um pouco da trajetória até a classificação para competição internacional
A carreira de atleta do ubatubense Kaique começou quando ainda tinha 13 anos e conheceu o professor Lucas Miom na Escolinha Municipal de Surfe. Neste momento, o garoto recebeu o convite para experimentar a prática da canoa havaiana e encontrou a sua paixão pelo esporte, sendo um dos primeiros alunos da escolinha municipal da atividade – modalidade iniciada em 2018.
“Para nós da Secretaria de Esportes isso evidencia a riqueza de capital humano que Ubatuba contém quando se trata de talento esportivo. Desejamos toda sorte ao atleta e parabenizamos a equipe e aos familiares”, comentou o secretário da pasta, Tiago Balio.
Para Kaique conhecer a modalidade, por meio da iniciativa da Prefeitura Municipal, foi o melhor que podia lhe acontecer. “Quando recebi o convite do professor, aceitei e acabei gostando muito, viram que estava me dedicando, me esforçava nas aulas e então ganhei o convite para entrar no time de competição”, comentou o atleta lembrando que já participou de diversas provas como “Dos Reis Va’as”, quando conquistou o primeiro título brasileiro, de etapas do campeonato Paulista juniores e até mesmo na categoria Open (na categoria principal da modalidade). “A competição aconteceu em Ilha Grande e conseguimos (eu e a equipe OC6 – Ubatuba Hoe) um bom resultado, ficando em 2° lugar, um resultado muito bom para nós, sendo que era minha primeira prova com o time. Foi uma disputa do começo ao fim, remamos 30 km em 2h36 sem revezamento”, lembrou o atleta ao falar da sua experiência no Open.
Kaique participou também do Campeonato Brasileiro de Va’a aqui em Ubatuba no ano passado e mais uma vez subiu no pódio. “Eu estava empolgado e me preparando muito para essas provas, com a ajuda do meu treinador Lucas e meu do meu parceiro de treino Herminho. Foi o meu primeiro brasileiro de v1 (canoa individual sem leme) e consegui fazer uma prova muito boa, fui campeão da minha categoria sub 16 e na sub 19 de OC6”, concluiu.
Um homem de 54 anos morreu após cair com uma asa delta de uma altura…
Os atletas de beach tennis de Caraguatatuba, Milton Diniz e Felipe Lopes, se enfrentaram na…
Uma equipe do Samu foi acionada por moradores para socorrer uma vítima de acidente na…
Uma lancha pegou fogo neste domingo (13) no Canal de São Sebastião. Ninguém ficou ferido.…
A 20 edição do Festival da Tainha de Caraguatatuba prossegue até domingo, na Praça de…
Celebrando mais de três décadas de valorização da cultura popular, nas noites de 14, 15…