Um acaso que deu certo: Jê academia comemora 40 anos de existência

Ginastas levam o nome de Ubatuba em todas as competições e colecionam títulos

Há 40 anos, a professora de Educação Física Jerusa Parada começava seu próprio empreendimento na sala de casa, dando aula de ginástica geral para duas alunas na fase adulta. O que ela não sabia, é que iria se tornar uma academia referência da Ginástica Rítmica (GR) no Vale do Paraíba e até mesmo no estado de São Paulo, conquistando títulos regionais, estaduais e nacionais na modalidade, além de realizar um trabalho social significativo no município de Ubatuba. Atualmente, são 150 jovens integrantes da “Família Jê”, como elas chamam – 130 só da GR.

A equipe de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Ubatuba é, desde meados dos anos 80, formada por ginastas da academia, que em parceria, levam o nome da “Capital do Surfe” pelas competições. Jerusa é professora aposentada da Rede Municipal e, também, foi uma das primeiras profissionais a desenvolver projetos de contraturno escolar, levando ballet, teatro, música para algumas escolas municipais por meio do projeto Influência Positiva na Infância (IPI).

Desde que chegou a Ubatuba, trabalhou em diversas áreas de atuação, inclusive como bancária e contadora, até entrar na academia Vitória – que foi onde teve o primeiro contato com a Ginástica Geral. Dali para frente, ela começou a dar mais atenção a tudo o que era novidade no ramo – além da ginástica localizada, fez cursos de street dance, jazz, dança afro com o objetivo de atrair sempre mais público.

“Nos espetáculos de final de ano, realizados no Tubão, sempre vinha com coreografias e figurinos inovadores”, relembrou.

 Como a GR dominou o espaço…

Em meados de 1985, teve contato com um evento denominado “ginastrada” (que reunia modalidades como GA, GR, Dança de Salão) e começou a participar com suas alunas – também representando Ubatuba. Participou de iniciativas em todo o Vale e, inclusive, de programas de TV, com casting para o ballet do Faustão, Raul Gil e Xuxa.

Quase 10 anos depois, Glicia Maria Bellemo (GR do governo do estado) acompanhou o desempenho da academia na ginastrada e chamou a atenção de Jerusa para o potencial que a equipe tinha para GR – ali os laços com a modalidade foram fortalecidos e então, teve início a trajetória de especialização.

Jerusa fez inúmeros cursos, inclusive de arbitragem (com o que atua hoje), e pós-graduação em GR na cidade de Londrina, dedicando a novos conhecimentos, pois naquela época era uma “mudança drástica”, tanto de regras, tanto de conteúdo e trabalho.

Atualmente, suas filhas Joyce e Jessica – também formadas em Educação Física – que dão continuidade ao trabalho na academia, que já conquistou inúmeros títulos. “Durante essa caminhada tive a alegria de formar minhas filhas e hoje trabalham e continuam nossa história. Nesses 40 anos temos a boa sorte de contar com muitas pessoas especiais que fizeram e fazem parte desse caminhar e juntos formamos a história da Jê academia. Além disso, agradecemos todos os anos de parceria com a prefeitura”, enfatizou Jerusa.

GR por amor

Joyce trabalha na academia desde meados de 2000. Ela era da equipe de treinamento e passou a ajudar com os treinos. Inicialmente, o desejo era cursar jornalismo, mas o amor pela GR falou mais alto. Após graduação e especialização na área, ela comentou que a alegria é ver o desenvolvimento dos alunos e perceber o quanto muitas trajetórias são mudadas por meio do esporte.

“Sabemos que é difícil a questão de investimento e orçamento, mas nosso orgulho é continuar representando Ubatuba. Os pais ainda criaram a Associação de GR para que, por meio de eventos, possamos arrecadar fundos que contribuem com a participação nas competições. Além disso, todo aprendizado reflete na vida das meninas. Muitas têm oportunidade de viajar de avião, de conhecer lugares somente participando das competições e elas valorizam muito”, compartilhou Joyce.

“Fomos a primeira modalidade de Ubatuba a se classificar e conquistar primeiro lugar nos jogos abertos (ápice). Há mais ou menos nove anos participamos da competição e todo ano alcançamos algum resultado”, acrescentou.

Ela ainda disse que a GR reforça valores como comportamento, disciplina, asseio e companheirismo entre os atletas e que o trabalho social, como por exemplo, a concessão de bolsas, visa lapidar valores brutos em que elas enxergam potencial durante as seletivas.

“A academia sempre representou a cidade de Ubatuba em grande estilo. Com certeza, é um orgulho para nós”, valorizou o secretário de Esportes e Lazer do município, José Alberto Jacob.

 Investimento

As técnicas ainda visam aperfeiçoamento, trazendo grandes nomes da modalidade para que as meninas possam se espelhar e adquirir mais habilidades. Já passaram pelo município nomes como:

-Camila Ferezin – atual técnica da seleção brasileira de conjuntos e ex- ginasta da seleção

– Maria da Conceição Costa- arbitra internacional de GR

– Yordanka Zarkova- ex-ginasta da seleção búlgara

– Monika Queirós – atual técnica da seleção brasileira de individual

– Virgínia Nobre – árbitra internacional

– Ana Paula Ribeiro- ex-ginasta da seleção brasileira

Resumo de alguns títulos conquistados:

8x campeãs dos jogos regionais

3x campeãs dos jogos abertos

5x campeãs do Torneio Nacional

Ginasta classificada para seleção paulista nas olimpíadas escolares

40 anos

A Família Jê está solicitando às pessoas que fizeram parte da história da academia que possam resgatar e ceder fotografias e vídeos, colaborando a relembrar a história. Caso alguém queira enviar, pode entrar em contato pelo telefone 3833-1044 ou pelas redes sociais da academia (facebook e instagram).

Foto: Matheus de Carvalho 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

1 dia ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

1 dia ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

2 dias ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

2 dias ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

2 dias ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

2 dias ago