Categories: Saúde

Unidade de Saúde de Juquehy I mantém atendimentos durante reforma do prédio com solução inovadora em containers adaptados

Para garantir a continuidade dos atendimentos médicos, a Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy I irá utilizar provisoriamente uma estrutura de containers adaptados. O prédio da unidade foi danificado durante as chuvas de fevereiro e passa por ampla reforma. A mudança começa a valer a partir de terça-feira (25).

A estrutura temporária é composta por quatro consultórios médicos, recepção, sala de espera e tenda de cobertura. Os containers foram montados na Rua Benedito Izidoro de Moraes, 671, em Juquehy. E o funcionamento ocorrerá das 7h às 17h.

O diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que, por cerca de 30 dias, os atendimentos médicos acontecerão parcialmente na USF e outra parte nos containers, conforme as salas forem passando por reforma e sendo liberadas para uso.

“Os pacientes cadastrados na USF Juquehy I deverão procurar a unidade, que irá direcionar o local dos atendimentos. Apenas a odontologia continuará atendendo no prédio, pois a reforma da sala já foi concluída”, diz o diretor.

O empréstimo da estrutura à Prefeitura de São Sebastião foi possível graças a uma ação conjunta com as entidades União Br, Horas da Vida, Flexmedical, Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) e Instituto da Criança. O espaço adaptado deve funcionar por 30 dias, tempo estimado para a conclusão da reforma da USF.

Reforma

A USF Juquehy I está recebendo os serviços de troca de telhado, construção de muro, colocação de portão de entrada, troca de pisos e pintura geral do prédio. Os custos para recuperação do prédio são estimados em cerca de R$ 200 mil.

A reforma é realizada por uma equipe mista, sendo a parte externa feita por empresa terceirizada e a interna por mão de obra própria. Também será adquirida mobília nova para a unidade, pois a anterior foi perdida com a enchente.

Atendimento especializado

A partir de terça-feira (25) terão início, também, atendimentos nas áreas de dermatologia e gastroenterologia, realizados em uma carreta adaptada de saúde, que ficará instalada na Rua da Praia. O objetivo é, em quatro semanas, zerar a fila de espera por essas especialidades.

Os atendimentos serão presenciais ou remotos, realizados por profissionais voluntários, e fazem parte do mesmo esforço realizado pelo grupo de instituições que trouxe a estrutura de containers para Juquehy.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Menino de 5 anos morre afogado em piscina de residência em Caraguatatuba

Caso foi registrado como morte suspeita e é investigado pela Polícia Civil Uma criança de…

18 horas ago

Semana de Arte 2025 de Ubatuba inicia na Segunda, 30

Nesta segunda-feira, 30, inicia a 4ª edição da Semana de Arte, promovida pela Secretaria Municipal…

20 horas ago

Caraguatatuba oferece Curso Gratuito de Rotinas Básicas de Garçom

O governo municipal informa aos interessados que estão abertas 20 vagas para o curso de…

20 horas ago

PF deflagra operação para investigar esquema de fraudes bancárias em Caraguatatuba

Na ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em…

22 horas ago

Defesa Civil do Estado alerta para ventos fortes em toda faixa leste de São Paulo

Rajadas intensas podem provocar transtornos entre domingo (29) e segunda-feira (30) A Defesa Civil do…

1 dia ago

Corpo é encontrado na praia Martim de Sá por guarda-vidas em Caraguatatuba

Na manhã deste domingo (29), guarda-vidas em patrulhamento marítimo na praia Martim de Sá, em…

2 dias ago