Categories: DestaquesGeralSaúde

Vacinação mudou perfil dos pacientes hospitalizados e mortos pela COVID-19, diz estudo

Estudo conduzido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, registrou o início desse processo

A vacinação mudou o perfil dos hospitalizados por COVID-19 no Brasil e também das pessoas que morrem em decorrência da doença. Um estudo conduzido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, registrou o início desse processo.

A equipe do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) analisou retrospectivamente dados de 2.777 pacientes atendidos entre 5 de janeiro e 12 de setembro de 2021 no Hospital de Base, que é referência para toda a região. Nessa época, a variante gama (P.1) do SARS-CoV-2 predominava no Estado e os idosos eram maioria no grupo de brasileiros com o esquema vacinal completo (duas doses, até então).

Todos os internados com COVID-19 no período foram divididos entre vacinados e não vacinados. E os pesquisadores compararam as características dos integrantes de cada grupo – desde idade, sexo e presença de comorbidades até os sintomas que apresentaram, as condutas clínicas adotadas durante a internação e os desfechos (recuperação ou óbito). Os dados completos foram divulgados este mês no Journal of Infection.

“Nosso objetivo era descobrir qual é o melhor preditor de mortalidade entre os vacinados”, conta à Agência FAPESP Maurício Lacerda Nogueira, professor da Famerp e autor correspondente do estudo, que contou com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) por meio de três projetos (20/04836-013/21719-3 e 19/06572-2).

Entre os 2.518 participantes não imunizados a idade média era de 51 anos e 71,5% apresentavam uma ou mais comorbidades, sendo as mais comuns cardiopatia, diabetes e obesidade. Já entre os 259 hospitalizados que haviam recebido duas doses de vacina, a idade média era de 73 anos e 95% tinham doenças de base.

Na análise estatística, os fatores que se correlacionaram com risco aumentado de hospitalização e morte entre os não vacinados foram idade superior a 60 anos e a presença de uma ou mais das seguintes condições: cardiopatia, distúrbios no fígado ou neurológicos, diabetes, comprometimento imunológico e doença renal. Já entre os imunizados somente idade acima de 60 anos e insuficiência renal se configuraram como preditores de mortalidade.

“Essa é uma evidência clara de que a vacina protege muito bem e salva vidas”, afirma Nogueira.

Na avaliação de Cássia Fernanda Estofolete, primeira autora do estudo e integrante do Laboratório de Pesquisas em Virologia da Famerp, o avanço da vacinação mudou “drasticamente” o perfil do paciente internado por COVID-19 e também a história natural da doença, ou seja, a forma como ela evolui.

“Hoje, com a volta das cirurgias eletivas, o avanço da vacinação e a emergência da ômicron, temos visto um panorama diferente nos hospitais. Muitos pacientes são internados para fazer uma cirurgia agendada ou por trauma e acabam descobrindo que estão com COVID-19, ou seja, não é o vírus que leva a pessoa ao hospital. E também há muitos idosos com comorbidades que acabam sendo internados porque a COVID-19 exacerba a doença de base – descompensa o diabetes ou a insuficiência renal, por exemplo. A maioria já não é internada por SRAG [síndrome respiratória aguda grave], como era na época em que o estudo foi feito”, conta.

O texto Predictors of death in COVID-19 vaccine breakthrough infections in Brazil pode ser lido em: www.journalofinfection.com/action/showPdf?pii=S0163-4453%2822%2900059-7.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Justiça decreta prisão preventiva de ex-namorado por morte de transexual em Caraguatatuba

A vítima foi encontrada morta no bairro Porto Novo na manhã do dia 12 de…

11 horas ago

Veículo roubado no Estado do RJ é apreendido em Caraguatatuba

A Polícia Militar recuperou na madrugada desta quarta-feira (15/5), no bairro Morro do Algodão, em…

13 horas ago

Equipe 58+ de vôlei da melhor idade está na final da Superliga

No último sábado (11), as equipes de vôlei da melhor idade de Ubatuba participaram com…

13 horas ago

FGV divulga resultado final da perícia médica e da heteroidentificação do concurso de 2023 da Prefeitura

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou o resultado definitivo da perícia médica dos classificados para…

13 horas ago

Ação da Polícia Civil descobre casa bomba em Caraguatatuba

Uma ação deflagrada por investigadores da Polícia Civil através do 1°DP do Porto Novo, na…

18 horas ago

SPSurf adia 1° etapa do Hang Loose Surf Attack 2024 na Praia da Baleia

A Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) adiou a 1° etapa do…

19 horas ago