A equipe da Vigilância Sanitária de Caraguatatuba realizou a fiscalização em 16 estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município na última semana, entre os dias 2 e 5 de outubro. A operação, realizada em conjunto com a Secretaria de Urbanismo e a Polícia Militar, resultou na inutilização e descarte de mais de 100 litros de bebidas sem procedência.
A medida buscou prevenir e combater a comercialização de bebidas adulteradas ou clandestinas, com a atenção dos agentes voltada ao risco do consumo de produtos irregulares.
A medida também está alinhada às recomendações do Governo do Estado de São Paulo, que alerta para os perigos do metanol, substância altamente tóxica utilizada em solventes industriais e combustíveis, que pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas.
A intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira permanente e até morte. De acordo com as orientações estaduais, os sintomas iniciais, que podem surgir até seis horas após a ingestão, incluem sonolência, falta de coordenação motora, tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e queda de pressão arterial. Entre seis e 24 horas após o consumo, podem ocorrer visão turva, sensibilidade à luz, perda da percepção de cores, convulsões e coma.
Em alerta aos casos recentes, e como parte das ações de prevenção, os profissionais da Vigilância Sanitária do município participarão, nesta terça-feira (7), de um treinamento nacional on-line sobre identificação de bebidas falsificadas, promovida pela Associação brasileira de bebidas (Abrabe), Procon Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor – Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O curso será realizado das 13h30 às 17h e integra as medidas de capacitação técnica voltadas à segurança alimentar e proteção da saúde pública.
Ação da Secretaria de Urbanismo
A operação em bares e adegas ainda resultou em cinco estabelecimentos comerciais fechados por funcionamento irregular, fora do horário permitido, ou com a documentação incompleta, irregular. Os agentes atuaram em conjunto com a Vigilância Sanitária de quinta (2) a sábado (4).
A medida compete à Secretaria de Urbanismo, que faz cumprir as determinação do Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23.
A Polícia Civil, em operação conjunta com a Prefeitura de Ilhabela (Vigilância Sanitária, Fiscalização Municipal,…
Um jovem de 19 anos foi detido, na tarde deste domingo (5), após colidir o…
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realizou nesta semana a manutenção…
A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Senai, está com inscrições abertas para…
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 206 oportunidades de emprego…
Vítima foi morta a facadas na sua casa pelos homens após briga em bar no…