Viveiro Municipal de São Sebastião recebe doação de novos pavões

Após o ataque ocorrido no mês passado, que resultou na morte de dezenas de animais, incluindo o casal de pavões Jundu e Araçá, que eram mascotes do Viveiro Municipal mantido pela Prefeitura de São Sebastião, um morador da Reserva Du Moulin, Jeferson Valezin, fez a doação de três pavões para o espaço.

“Sou recém-chegado no município, moro há apenas 35 dias na cidade. Estava conversando com alguns funcionários do viveiro e eles me contaram sobre o ocorrido. Confesso que fiquei sensibilizado e senti a necessidade de ajudar de alguma maneira”, comentou Jeferson.

Com a doação, o simbolismo dos mascotes retornaram ao viveiro, que continuará proporcionando alegria para todas as crianças que o visitam, é o que conta o chefe do viveiro de plantas, Luis Rodrigues Santos.

“Trabalho há 28 anos no viveiro e a minha missão é cuidar desse jardim imenso que é São Sebastião. A tragédia com os animais do viveiro foi muito triste para todos e muitas pessoas se comoveram com o fato. Por isso, estamos recebendo doações de patos, galinhas, coelhos e dos pavões que o Jeferson nos cedeu”, explicou Luis.

O Viveiro Municipal é fruto da parceria entre as secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e está localizado na Rua Frei Galvão, na Reserva Du Moulin. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h. A entrada é gratuita.

Atividades e estrutura do viveiro

Cercado por Mata Atlântica, o viveiro municipal oferece: horta educativa, galinheiro, apiário, lago com peixes, queda d’água, artesanato em madeira, comedouro e bebedouro de pássaros e flores. Com tanta beleza, não é de se admirar que lá sejam vistos com frequência beija-flores e pássaros de espécies como saíra-sete-cores, tiê-sangue, gaturamo-verdadeiro, tucano, papagaio, jacu e saracura-três-potes, entre outros.

Além dos cuidados e distribuição das mudas que chegam por meio de compensação ambiental e da produção própria de mudas de árvores nativas e plantas ornamentais, outro destaque do viveiro é a Educação Ambiental. Visitas guiadas de alunos, acompanhados por profissionais da SEMAM, permitem que aprendam sobre o cultivo das mudas em seus vários estágios.

As crianças se encantam com as abelhas jataí, sem ferrão, e observam a produção de mel, que serve tanto para medicamento quanto alimento; e com animais do local.

Na horta, observam os diversos legumes, verduras e temperos: alface, cebolinha, cheiro verde, salsinha, coentro, pimenta, couve, jiló, quiabo, berinjela, manjericão, entre outros. Alimentos frescos, produzidos sem agrotóxicos, adubados com o esterco das galinhas e material resultante da compostagem realizada no local. Os alimentos são doados a instituições públicas como escolas, creches e asilos.

Uma última lição vem dos artesanatos feitos por funcionários e disponíveis no local: as madeiras de árvores que caem com vento são transformadas em canoas que receberão pintura, mini rosas e enfeitarão praças; bancos, mesas e bichinhos de madeira, mostrando que nada se perde.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Carro pega fogo no trecho de serra da Oswaldo Cruz em Ubatuba

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta-feira (2) na serra da rodovia Oswaldo Cruz,…

1 hora ago

Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na Rio-Santos em Ubatuba

Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (2), na rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatuba,…

2 horas ago

Ex-prefeito Aguilar Junior usa a suas redes sociais para falar sobre os comissionados

https://www.youtube.com/watch?v=HZk3b4UIBcY O que está acontecendo? Segundo decisão judicial transitada em julgado, a administração municipal terá…

5 horas ago

Homem procurado por estupro é preso em Ilhabela

Um homem de 41 anos, procurado pela Justiça pelo crime de estupro, foi preso na…

9 horas ago

Câmara convoca 01ª sessão extraordinária do ano para este sábado (3)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizará, neste sábado, dia 03 de maio de 2025, às…

10 horas ago

Parceria entre Saúde e Educação é estratégia de imunização em Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba mantém, desde 2021, a exigência do Certificado de Situação Vacinal para…

10 horas ago