Categories: GeralRegião

Você sabe se o seu pet está acima do peso?

Por Brana Bonder, médica veterinária e supervisora de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition

Já parou para pensar no peso do seu pet? Poucos tutores conseguem perceber se o cão ou gato está acima do peso ideal, isso porque, muitas vezes, esses quilos a mais parecem ser fofura. Uma pesquisa realizada este ano pela Hill’s, em parceria com a Cão Cidadão, apontou que 24,72% dos tutores de pets no Brasil consideram que seus pets estão acima do peso.

Apesar do número parecer baixo, o estudo mostrou que muitas pessoas não sabem, realmente, identificar o sobrepeso dos animais, já que quando foram instruídos a utilizar a tabela de escore de condição corporal, 41,04% dos entrevistados classificaram os pets com as condições corporais 7 e 9. De acordo com a WSAVA, Associação Mundial de Veterinários para Animais Pequenos, essas duas condições indicam peso acima do ideal.

Isso quer dizer que seu cão ou gato podem aparentar estar bem para você, mas é preciso observar o peso de acordo com o tamanho e a raça. Claro que apenas um veterinário pode diagnosticar a obesidade do pet, mas, alguns sinais podem servir de alerta para os tutores.

Sinais de que o pet pode estar obeso

Um ponto mais fácil de ser observado é o uso da coleira. Você precisou afrouxar nos últimos passeios? Se sim, pode ser um sinal claro de ganho de peso. Outro ponto também são as costelas – elas devem ser “fáceis de contar”. Apalpar o pet nessa região ajuda a perceber o ganho de peso.  E aqui vale reforçar a importância de apalpar mesmo e não apenas observar, já que os pêlos podem ajudar a disfarçar a cintura. Além disso, visto de lado, o animal deve apresentar uma curvatura se estiver no peso ideal e não ser reto.

Movimentos mais lentos,  falta de fôlego ou com dificuldade para caminhar também podem ser alertas com relação ao peso dos animais.

Os motivos do ganho de peso

O aumento do peso do cão ou gato é resultado, geralmente, da combinação de excessos na alimentação e a falta de exercícios. Nesse primeiro caso, é importante observar a quantidade de petiscos oferecidos para o animal. Ainda segundo a pesquisa da Hill’s, 35,46% dos entrevistados oferecem petiscos aos seus cães e gatos todos os dias, o que é bastante coisa!

Muitos tutores também têm o costume de deixar o alimento disponível o tempo todo para o animal e isso pode colaborar com o ganho de peso já que facilita o maior consumo de calorias. Outros fatores podem influenciar na questão da obesidade, como é o caso da idade (animais mais velhos acabam ficando menos ativos e com menos energia) e castração (o metabolismo básico dos cães, principalmente, castrados é menor e exige menos calorias).

Independentemente do motivo, é importante ficar de olho no peso. A obesidade pode causar problemas graves nos pets. Os mais comuns são os problemas respiratórios, nas articulações ou doenças ósseas e cardíacas. É importante levar os pets, frequentemente, ao veterinário para conseguir detectar os sinais e evitar essas doenças.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Militar apreende adolescente por tráfico e descobre casa com mais de 3 mil porções de drogas na Costa Sul

A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta sexta-feira (27/6), uma adolescente por tráfico de drogas…

9 horas ago

Caraguatatuba celebra São Pedro com grande procissão marítima no próximo domingo

Caraguatatuba será palco de uma das mais tradicionais manifestações de fé e cultura do Litoral…

10 horas ago

Teatro Mario Covas recebe espetáculo adaptado por Augusto Cury neste sábado

Neste sábado (28/6), às 20h, o Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe o espetáculo “O…

10 horas ago

Ilhabela realiza tradicional Festa de São Pedro Pescador neste fim de semana

A tradicional Festa de São Pedro Pescador será realizada em Ilhabela neste fim de semana…

10 horas ago

Prefeitura de São Sebastião interdita temporariamente píer flutuante da Rua da Praia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), informa que o…

13 horas ago

Polícia investiga tentativa de homicídio no bairro Olaria em Caraguatatuba

Vítima estava na cidade há três meses vinda da cidade Caçapava no Vale do Paraíba.…

16 horas ago