
20º Festival da Tainha recebe cerca de 20 mil pessoas e comercializa mais de quatro toneladas do pescado
Cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a 20ª edição do Festival da Tainha, realizado entre os dias 9 e 13 de julho na Praça de Eventos do Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba. O evento, que celebra a culinária e a cultura tradicional caiçara, foi promovido pelo governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca).
Estima-se que nos cinco dias de evento tenham sido comercializadas 4,2 toneladas de tainha. Além de pratos à base do pescado, os visitantes também puderam apreciar outras iguarias caiçaras. O evento contou com estandes de doces diversos e produtos artesanais locais. A programação cultural contou com shows musicais, contadores de histórias e lendas caiçaras, espaço recreativo para as crianças, casa tradicional caiçara com fogão à lenha e espaço para exposição e comercialização de artesanato identitário, entre outras atrações.
Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia de abertura, realizada na noite da última quarta-feira (9), que contou com a presença do prefeito Mateus Silva; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, doutora Talita Carneiro; do presidente da Fundacc, Adba Cuba; e da secretária municipal de Turismo, Bianca Colepicolo; entre outras autoridades. Na ocasião, também estavam presentes os pescadores homenageados nesta edição do Festival, Ladsla Coelho Crispim e Túlio Amaral dos Santos.
Logo após a cerimônia, a programação seguiu com a apresentação da Banda Municipal Carlos Gomes, sob regência do maestro Evandro Silva, e mais tarde com a banda de reggae, Bichos da Costeira.