Centro de Referência da Mulher será neste sábado

A extensa programação de inaugurações e eventos em comemoração pelos 213 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, chega ao seu ápice neste sábado (15), com a entrega do esperado Centro de Referência da Mulher “Júlia Tenório”. A cerimônia de entrega será às 10h, e o prédio está localizado na avenida Princesa Isabel, 1673, no Perequê.

O Centro é voltado para o diagnóstico precoce e saúde da mulher, e terá, entre outros serviços, exames de mamografia, densitometria óssea (ambos inéditos), ultrassonografia e raio-X.

“Com o Centro de Referência da Mulher, mães, filhas, tias, avós e esposas terão uma unidade de saúde voltada para o atendimento feminino, para diagnosticar problemas de saúde, que é prioridade em nossa gestão. A implantação do espaço foi um compromisso assumido e honrado à nossa população, que não precisará mais se deslocar para outras cidades”, destaca o prefeito Márcio Tenório.

Uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o Centro de Referência da Mulher levará o nome da primeira-dama Júlia Carmina de Almeida Tenório, que faleceu em fevereiro deste ano após seis anos de intensa luta contra um severo câncer de mama. Júlia, que também presidia o Fundo Social de Solidariedade ilhéu, era casada com o prefeito Márcio Tenório, com quem teve duas filhas, Anna Júlia, 17, e Manuella, 10.

Natural de Guarulhos (SP), chegou jovem ao arquipélago, em 1990, com 14 anos, e logo se encantou com Ilhabela. Trabalhou no setor administrativo da antiga empresa de transportes Autoviação Ilhabela até 2012, ano que se afastou após descobrir um câncer de mama, que reapareceu em 2016.

Na empresa, começou a realizar trabalhos voluntários porque gostava de lidar com o público. Mesmo em tratamento, conduzia com determinação e carinho, dividindo suas rotinas entre o acompanhamento da doença e o trabalho, suas funções como primeira-dama e presidente do Fundo Social.

Em 2017, na sessão solene do 212º aniversário de emancipação político-administrativa de Ilhabela, em 3 de setembro, Júlia Tenório foi homenageada com o título de Cidadã Honorária, proposto pelo vereador, à época, Thiago Souza.

Júlia Tenório disse, em entrevista, que aprendeu a ter um olhar diferente sobre a cidade com o marido; que em 2016, Deus mostrou que as pessoas não precisam ser iguais no jeito de fazer política; afirmou que acreditava que não fazia política e apenas trabalhava, ajudava a população atuando de forma diferente.

Falou sobre a grande responsabilidade de ser mãe, para fazer o melhor para as filhas, passar os princípios de caráter e honestidade que recebeu dos pais.

Júlia realizou trabalhos na igreja, onde dava aula para crianças. Gostava de ajudar as pessoas. Sempre levou uma vida muito corrida, pois já trabalhava antes de casar e quando teve as filhas continuou trabalhando. Adiou a faculdade para cuidar da família.

À frente do Fundo Social trabalhou na promoção de cursos de capacitação e profissionalização para a população, melhorou e aumentou as opções de cursos para dar oportunidade de qualificação às pessoas.

Todos que conviveram com ela destacam a bondade e o amor ao próximo como grande marca de toda sua vida.

Campo do Leandro

Também será entregue à população amanhã (15), o Campo de Futebol Society do Leandro, no alto da Barra Velha, às 15h. O local, que nos últimos anos apresentava diversas deteriorações, foi totalmente revitalizado.

O espaço ganhou novos vestiários e banheiros, equipados com materiais de qualidade e segurança. A areia deu lugar à grama sintética. Assim, os usuários do campo de futebol society poderão aproveitar o gramado por mais tempo, com mais durabilidade. Destaque também para a nova iluminação e arquibancada coberta, além dos bancos de reserva, play ground, entre outras benfeitorias estruturais.

“É a riqueza da cidade sendo levada aos bairros. A revitalização do Campo do Leandro é uma antiga reivindicação da comunidade. Em breve, os moradores da região terão um espaço esportivo moderno e uma área de lazer”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

Mais eventos

A programação do sábado inclui ainda o Ilhabela Sunset a partir das 16h, na Praça das Bandeiras, na Vila, e o show com Lúcio Neves, no bairro Taubaté, região sul, às 21h.

Serviço: Outros eventos como KTR Revezamento de Volta à Ilhabela e o III Torneio de Beach Tennis também estão previstos para serem realizados no sábado. Mais informações podem ser encontradas no site e página no Facebook da Prefeitura, disponíveis em www.ilhabela.sp.gov.br ehttps://www.facebook.com/PrefeituraIlhabela/?ref=settings.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!