Palestra “A Ciência dos Insetos Aquáticos” será ministrada na comunidade de Castelhanos

Evento integra Semana Nacional da Ciência e Tecnologia realizada em outubro

A Prefeitura de Ilhabela, por meio das Secretarias de Educação e Meio Ambiente, realizará na quinta-feira (22), às 10h, na E.M. Castelhanos (Lagoa), a palestra “A Ciência dos Insetos Aquáticos”.

O evento integra a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia realizada em outubro no arquipélago. “A parceria com a Embrapa deu tão certo, que disponibilizaram novamente a palestrante e pesquisadora Káthia Cristina Sonoda, para voltar à cidade e contemplar a comunidade de Castelhanos com este assunto tão importante para todos nós, afinal os insetos fazem parte do nosso meio ambiente e do dia a dia de nossa ilha”, declarou o prefeito, Márcio Tenório.

Para a coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Educação, Flávia Janaína,  borrachudo é um incomodo, “porém, é um grande indicador de água limpa no município, já que a sua reprodução é realizada em nossas cachoeiras e córregos de águas cristalinas e puras. A palestra ressalta a importância benéfica que esses e outros insetos tem com a preservação ambiental”, explicou.

O trabalho da pesquisadora Kathia Sonoda, baseia-se em informações obtidas, através dos insetos aquáticos, que de acordo com suas proporções (de indivíduos taxonômicos ou de categorias alimentares) na comunidade, em determinadas situações, indicam a qualidade do ecossistema.

Além do objetivo de conscientização ambiental, a ação tem a finalidade de divulgar e socializar conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do País, em todas as suas Unidades Federativas, em consonância com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A palestra já foi difundida em mais de 20 municípios e em diversas regiões brasileiras. “Nossa proposta é realizar palestras para alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, com destaque para as periurbanas e rurais. Entretanto, o evento é aberto para outros interessados na temática, podendo, inclusive, ocorrer em praças, teatros e outros lugares disponíveis no município”, esclareceu a pesquisadora.

Insetos aquáticos

Os insetos aquáticos vivem em praticamente todos os ambientes aquáticos ao redor do Globo; há espécimes que conseguem sobreviver em ambientes desérticos, outros em ambientes com temperaturas negativas, outros em água salgada, alguns em ambientes severamente poluídos.

Há uma grande diversidade de formas, principalmente entre as larvas, compridas, com pernas, finas, abauladas e construtoras de casas (para isso utilizam pequenos grãos de areia, cortam gravetinhos), algumas são enroladas como as conchas de moluscos.

Os insetos possuem grande importância ecológica porque atuam como elo na teia alimentar, atuando como consumidores primários, predadores ou detritívoros. Uma das categorias alimentares que recebe grande destaque são os picadores, como o próprio nome diz, cortam os alimentos que são constituídos por matéria orgânica vegetal, principalmente aquela proveniente de mata riparia. Sendo assim, sua presença indica um bom estado de conservação desta vegetação e sua ausência, por sua vez, aponta uma baixa qualidade do ecossistema.

Outra forma fácil de identificar a qualidade do ambiente é observar se há uma elevada quantidade de larvas vermelhas no sedimento do fundo dos córregos. Por terem hemoglobina, conseguem captar oxigênio da água de forma mais eficiente que outras larvas, e isso propicia sua resistência à poluição e são consideradas indicadores biológicos de água pouco oxigenada.

Exemplos de insetos comumente conhecidos são libélulas, borrachudos e outros hematófagos, além da barata d’água.

Os projetos de pesquisas são os mais variados, voltados para agricultura, não somente os grandes latifundiários, mas também a agricultura familiar, visando melhorar as condições de vida no campo aliada ao cuidado ambiental, possibilitando um uso prolongado e consciente.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!