Festas de Nossa Senhora D’Ajuda e Iemanjá compõe a programação cultural do final de semana em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) e com a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, realiza duas festas religiosas que compõe a programação cultural do final de semana do arquipélago. São elas: grande festa de Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso e 1ª Festa de Iemanjá de Ilhabela.

O evento da padroeira (Nossa Senhora D’Ajuda) acontece sempre a partir das 19h, na praça Coronel Julião, na Vila, e terá barracas de comidas típicas e shows musicais, estes às 21h. Todas as apresentações serão abertas por músicos locais,  Barbara Rodrigues e Banda (2) e banda Geração Sertaneja (3). Também haverá sorteio de prêmios, no galpão da paróquia.

Já a programação religiosa, organizada pela comunidade Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, teve início com a novena no dia 24, celebrada pelo padre Moisés. A novena seguirá até hoje com o tema: “Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra”, sempre na igreja. Amanhã (2), será realizada a Santa Missa, bênçãos das velas e procissão com encerramento na igreja e distribuição das lembrancinhas da festa 2019.

Já a 1ª Festa de Iemanjá de Ilhabela será realizada no sábado (2), a partir das 14h e seguirá até 00h e inclui exposição, oficinas, shows e outros. Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

Confira a programação completa:

Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso

1º/2 – 19h30

Novena religiosa

Paraninfos da noite: Apostolado da oração e Leigas Consagradas Canossianas

Celebrante: Padre João Marcos

Músicos: Jean Pool e Márcia

Gesto concreto: Açúcar

2/2 – 19h30

Santa Missa, bênçãos das velas e procissão com encerramento na igreja e distribuição das lembrancinhas da festa 2019

Paraninfos da noite: Equipe de Liturgia da Matriz e ministros da Sagrada Eucaristia

Celebrante: Dom José Carlos Chacorowski (bispo diocesano de Caraguatatuba)

Músicos: Comunidade São João Batista

21h

Show com Os Originais do Samba

3/2 – 21h

Show com Bruninho & Davi

Local: O salão da paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso está localizado na praça Professor Alfredo Oliani, nº 53; a praça Coronel Julião fica em frente à igreja, na Vila.

1ª Festa de Iemanjá

2/2

14h – Abertura do evento – exposição de ornamentos e artigos religiosos de matriz africana

15h – Oficina de atabaque e palestra sobre afro-religiosidade e a importância do atabaque nas religiões de origem africana – Afro Ilu Aye Ilhabela Ogã – Márcio Sella

16h30 – Show Odoyá – a benção à princesa de Aiocá – Grupo Kolofé

18h – Batuque Aberto de Maracatu

20h – Cerimônia em homenagem ao Dia de Iemanjá – participação do Grupo de Ogã Afro Ilu Aye Ilhabela

Local: Praia do Oscar – Sul

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!