Atleta de Caraguá busca título mundial e defende tricampeonato Pan-Americano de Kung Fu

Hemerson Carvalho de Oliveira é atleta da Seleção Brasileira deKung-fu e defende o país em eventos internacionais há 12 anos

O atleta participará do 8º Campeonato Mundial de Kung Fu, na China, realizado entre os dias 15 e 20 de junho na cidade de Emeishan, Sichuan. Hemerson, que é formado pela Associação Long Teh de Wushu nas modalidades de Kung fu, Tai Chi Chuan e Sanda, conheceu a arte na adolescência e já naquela época experimentou suas benesses – parte da personalidade já foi formada ali com respeito, disciplina, dedicação e empenho.

Aos 18 anos, já como aluno avançado, entretanto, foi necessário parar por conta do trabalho e estudo, porém, a semente ficou plantada. Voltou aos 40 anos, quando mudou-se para Caraguatatuba. Na cidade encontrou uma academia e foi levar os filhos pequenos por acreditar na filosofia. Matriculou-se para estimular as crianças, todos se empenharam, conquistaram títulos, todavia, assim como o pai, foram parando e somente Hemerson continuou na missão. Atleta da seleção brasileira há 12 anos, representando o país em eventos internacionais, Hemerson retomou o esporte treinando como aluno, passou a competir e depois a dar aulas.

Foi ao perceber a dificuldade das pessoas de se aproximarem do esporte que o atleta decidiu montar uma ONG para oferecer aulas, de forma gratuita a toda e qualquer pessoa interessada. Em 2013, fundou a ONG Projeto Eco, que atende a população de Caraguatatuba, indistintamente – crianças, jovens, adultos e idosos, de qualquer idade ou classe social, indiscriminadamente. Estima-se que esse trabalho social já impactou cerca de 5000 pessoas na região.
Agora, aos 54 anos de idade, o atleta está de malas prontas para buscar outro ótimoresultado no mais importante campeonato mundial de Kung Fu, na China. E, na sequência, em julho, defenderá seu título Pan-Americano na cidade de San Jose, Califórnia, nos Estados Unidos.

Trajetória do atleta e prêmios de destaque A carreira do esportista contabiliza muitos cursos e títulos conquistados. O
bicampeão Pan-Americano já realizou cursos pela Confederação Brasileira, alguns Internacionais na China e em outros países da Europa e América, e ainda, acumulatítulos internacionais, tais como: Deca Campeão Paulista, Duo Deca Campeão Brasileiro, Bicampeão Sul-Americano, Bicampeão Pan-Americano, Tetra Campeão Copa Internacional e foi 4 vezes medalha de bronze em campeonatos mundiais.  Para completar, o atleta garantiu também os títulos brasileiros da LNKF – Liga Nacional de Kung Fu, unificando algumas copas internacionais, além de campeão dos jogos regionais no município de Ubatuba, SP. Nosso atleta foi destaque do ano pela CBKW – Confederação Brasileira de Kung Fu, em 2017. No ano seguinte, destaque pela FPKF – Federação Paulista de Kung Fu.

O Esporte
No Brasil, todo esporte relacionado as artes marciais são pouco difundidas, entretanto, na China o kung fu tem status de primeiro esporte mundial. No entanto, um episódio significativo ocorrido foi um turista chinês em visita ao Brasil
reconheceu nosso atleta e o abordou como um grande ídolo do esporte. Nada mal para um atleta comprometido com o esporte, que em seu próprio país não conta com o reconhecimento da importância do kung fu.

www.projetoeco.com.br
8 o Campeonato Mundial de Kung Fu
15 a 20 de junho 2019
Emeishan, Sichuan – China
3 o Campeonato Pan Americano de Kung Fu & Taijiquan
12 a 14 de julho de 2019
San Jose, California, EUA

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!