Com foco na temporada, Sabesp amplia a reservação de água na Costa Sul de São Sebastião

O novo reservatório beneficiará diretamente famílias dos bairros Barequeçaba e Pitangueiras

A Sabesp, de olho na próxima temporada de verão no Litoral Norte, está investindo na ampliação da capacidade da reservação de água na Costa Sul de São Sebastião. O novo reservatório, cujo investimento foi de R$ 140 mil, tem por objetivo reforçar o Sistema Guaecá, responsável pelo atendimento dos bairros Barequeçaba e Pitangueiras.

Esse reforço beneficiará diretamente 1.350 imóveis localizados nessa região, que na alta temporada recebe grande quantidade de turistas e veranistas, garantindo maior confiabilidade no abastecimento de água já no verão 2019/2020.

É importante ressaltar que o sistema Guaecá atualmente é composto por dois reservatórios de 150 mil litros cada um que estão em funcionamento atendendo plenamente a população.

Com a chegada do terceiro reservatório, que entra em funcionamento ainda no mês de dezembro, a Sabesp disponibiliza ao todo 450 mil litros de água para a Costa Sul, atendendo com mais segurança a demanda por fornecimento de água na alta temporada. Lembrando que os picos de consumo ocorrem nos últimos dias de dezembro e durante todo o mês de janeiro.

Ainda que a reservação na Costa Sul ganhe esse reforço, a Sabesp orienta a população que use racionalmente a água e ressalta a importância de os imóveis terem reservatório próprio (caixa d’água) e adequado ao número de ocupantes.

Ainda não tem caixa d’água? Saiba como escolher!

Para saber o tamanho específico da caixa d´água, há um cálculo baseado no consumo padrão de um imóvel. Uma caixa d’água de 500 litros, por exemplo, atende plenamente uma residência com três pessoas, com consumo médio de 450 litros por dia (150 litros por pessoa). Para uma família de quatro pessoas, por exemplo, cujo consumo médio seja de 600 litros, o tamanho indicado do reservatório é de 1.000 litros.

Em caso de prédios, restaurantes e outros imóveis onde o consumo de água é maior, é importante consultar a norma da ABNT nº 5.626/98, sobre “Instalação Predial de Água”, que, além de fornecer informações de consumo médio, determina os critérios a serem seguidos no caso de construções de grande porte.

No Litoral Norte, por exemplo, há um grande número de imóveis residenciais que não possuem caixa d’água própria e que, em casos de reparo em tubulação – serviços de rotina realizados pela Sabesp -, acabam ficando sem água por um período. Situações como essa podem ser evitadas com a aquisição de um reservatório, que pode garantir o abastecimento em qualquer ocasião.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!