Grupo da primeira etapa tem até dia 13 para se vacinar contra sarampo em Caraguatatuba

1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra sarampo, promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, segue até a próxima sexta-feira (13) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com exceção da UBS Tabatinga.

O foco da imunização desta primeira etapa são crianças e jovens com idades entre cinco e 19 anos que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina ou tenha recebido apenas uma.

Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba ressaltou que qualquer pessoa com idade entre seis meses a 59 anos pode aproveitar para atualizar a carteira de vacinação.

Crianças, jovens e adultos com idades entre seis meses e 29 anos que possuem apenas uma dose da vacina estão com o esquema incompleto. Nessa faixa etária, o correto é que cada pessoa tenha tomado duas doses da vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesau), desde o início da campanha até está quinta-feira (05), das 2.243 pessoas que procuraram as UBSs para atualizar a carteirinha de vacinação, apenas 63 precisaram tomar a vacina tríplice viral.

É importante ressaltar que a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano nos postos de saúde da cidade.

Neste ano, a Sesau registrou apenas um caso da doença, em uma criança de 10 anos. Em 2019, no município foram 11 casos positivos da doença. Nenhum dos casos veio a óbito.

Sintomas

A Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba alertou que o sarampo é uma doença respiratória grave e pode causar complicações renais e que a principal característica da doença são as manchas vermelhas que se iniciam na cabeça e seguem para o tronco. Tosse, coriza e febre alta estão entre os sintomas mais comuns da doença.

Os pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar uma unidade mais próxima de sua residência. É importante não se medicar sem antes passar por um profissional.

Próxima etapa

O próximo passo para a imunização é a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo que será realizada de 3 a 31 de agosto, com o Dia D de mobilização marcado para 22 de agostoNessa fase, o público-alvo serão pessoas na faixa etária de 30 a 59 anos.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!