Com 375 atendimentos, gripário de Ilhabela diminui o fluxo de pacientes no Hospital Mário Covas

Com o objetivo de desafogar o hospital, atendimento amplia as medidas de combate à contaminação por coronavírus

O gripário montado no estacionamento do Hospital Mário Covas em Ilhabela tem desafogado o fluxo de pacientes que procuram atendimento no hospital. Com o intuito de combater a contaminação por coronavírus, o local recebe os pacientes com sintomas gripais e assim que é identificado o tipo de doença, ele é encaminhado para o setor correto de tratamento. Até o momento foram atendidos 375 pacientes.

“O gripário realiza consultas de pacientes com sintomas gripais. Estes pacientes podem ser internados na ala-covid, criada dentro do Hospital, para serem tratados da doença, e se o caso não for para internação, o paciente é medicado e liberado. O gripário não é um hospital de campanha, ele é um espaço para consultas de pacientes com sintomas”, explica o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

Dos 375 atendimentos feitos até o momento no mês de abril no gripário, foram identificados 78 casos de síndrome gripal, 36 suspeitos de covid-19 e 2 casos de dengue. “Os pacientes chegam no gripário com sintomas da síndrome gripal, mas durante a consulta acabamos descobrindo que pode ser outro tipo de doença, e acabamos identificando quadros diferentes ao da síndrome gripal”, explica a gerente de enfermagem, Crisciane de Oliveira Silva.

A princípio, o gripário ficará no estacionamento do Hospital Mário Covas por 60 dias. “As ações feitas pela prefeitura, tem contribuído para os números que temos hoje no município. Estamos indo contra os números das demais cidades da região, que estão com mais casos positivos do coronavírus e com mortes registradas”, destaca a prefeita da cidade, Maria das Graças Ferreira, a Gracinha.

Ilhabela tem hoje quatro casos confirmados de covid-19.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!