Caraguatatuba segue protocolo internacional na realização de tomografias dos casos suspeitos de Covid-19

Os pacientes que chegam à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, unidade destinada a atender somente casos de suspeitos com o novo coronavírus, são submetidos a exames laboratoriais e havendo indicação médica são encaminhados para tomografia, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Na anamnese é checada a pressão arterial, temperatura, histórico médico, uso de medicamentos, doenças pregressas, idade, entre outras informações importantes para que o médico tenha um quadro geral do enfermo.

De acordo com a análise, o paciente é submetido a hemograma completo, radiografia e encaminhamento para a tomografia. A tomografia tem um papel importante no parecer diagnóstico da equipe médica e ajuda a direcionar a decisão de uma linha terapêutica de acordo com os protocolos.

Desde o início do funcionamento do tomógrafo, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro, no dia 10 deste mês, a equipe da Secretaria de Saúde já realizou 810 exames para detectar lesões sugestivas do novo coronavírus, lembrando que o achado radiológico sempre está associado à avaliação clínica do médico.

A média diária desse exame é de 50 procedimentos, mas houve dia de chegar a 87 tomografias. Esse aparelho veio dar suporte ao tomógrafo da Casa de Saúde Stella Maris, que estava com sobrecarga de demanda.

De acordo com a Secretaria de Saúde, havendo sobrecarga de exames, que ultrapassem a média diária os pacientes serão encaminhados para tomografias na Casa de Saúde Stella Maris e no Hospital Regional do Litoral Norte.

“Dependendo do quadro geral, ou seja, se a pessoa for jovem, não possui comorbidades como diabetes, hipertensão, doença renal crônica, entre outras, e está com 10% dos pulmões comprometidos, talvez seja possível tratar em casa. Se o comprometimento for de 25%, ela fica de dois a três dias na UPA.

Se for de 50%, a internação no hospital é imediata. Caso a pessoa seja do grupo de risco e apresente qualquer alteração nos pulmões detectada na tomografia, o procedimento é a internação”, explicou o médico Alessandro Loiola.

O médico afirmou ainda que além de estar seguindo o protocolo internacional de atendimento para os casos de Covid-19, a rede municipal de saúde tem à disposição dos pacientes todos os equipamentos necessários para atendimento no semi-intensivo e intensivo. “Tem equipamentos necessários e profissionais bem treinados para podermos enfrentar a pandemia da melhor forma”, garantiu Loiola.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!