Caraguatatuba continua com atendimento às pessoas com deficiência mesmo durante a pandemia

Dia 3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esse dia tem como objetivo conscientizar a sociedade para igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, conscientizar a população sobre assuntos de deficiência, celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar na inclusão desse segmento na sociedade, para que influencie os programas e políticas que o afetam.

Excepcionalmente, devido à pandemia, não haverá atividades comemorativas, mas a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sepedi) se adequou ao “novo normal” e continuou com a prestação de atendimento às pessoas com deficiência que as procuraram.

O setor de atendimento técnico e articulação, continuou acolhendo, recebendo e encaminhando denúncias de violações de direitos e em estado de vulnerabilidade, com articulação da rede de atendimento e proteção, junto às demais políticas públicas.

Pessoas com Deficiência anteriormente  atendidas no Centro-Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) recebem monitoramento em suas residências e os cuidados, saíram do núcleo de atendimento para o domicílio.

As ações de acompanhamento realizadas pela  equipe técnica incluem os cuidados com alimentação adequada, com oferta de kits de alimentação diários (almoço, café da tarde e jantar). Equipes do Centro de Convivência através das plataformas online continuaram perto dos usuários, levando conhecimento e tratando de temas variados, como os de promoção e prevenção de saúde, atividades físicas e aulas de informática e celular.

Em 2020, foram mais de 3 mil atendimentos na Sepedi; 6.317 na Associação Acalento; 26.690 no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) e mais de 31 mil nos Centros de Convivência com entidades parceiras (Asilo Vila Vicentina, Instituto Pró+Vida e Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”).

O setor de empregabilidade da pessoa com deficiência também seguiu ativo e recebeu 66 currículos novos e atualizados, 196 currículos foram encaminhados aos empregadores, nove pessoas com deficiência admitidas encaminhadas pela Sepedi e 43 pessoas com cadastro foram empregadas.

A Sepedi fica na Rua Jorge Burihan, n° 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3109.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!