Felipe Augusto confirma colapso no sistema de atendimento da Covid-19 e anuncia início de pedidos de transferência de pacientes

UTI Respiratória do Hospital de Clínicas de São Sebastião está com 100% de ocupação

Em São Sebastião aconteceu o que o prefeito, Felipe Augusto, a Secretaria e os profissionais da Saúde vinham alertando nos últimos dias: o colapso no sistema de atendimento da Covid-19. A informação foi dada pelo prefeito, em live extraordinária realizada no início da noite deste domingo (14), momento que ele confirmou a ocupação de 100% das vagas existentes nas unidades de terapias e que o município já começou a pedir transferência de pacientes.

De acordo com informações passadas na live, na UTI Respiratória do Hospital de Clínicas haviam 20 pessoas internadas, sendo 11 pacientes intubados e um outro em vias de completar o 12º. Diante dessa situação, o prefeito confirmou o início do procedimento dos pedidos de transferências de pacientes. “Agora não tem mais vaga na UTI de São Sebastião e não temos mais médicos intensivistas para atender essa grande demanda”, disse o prefeito, confirmando também que havia zerado o número de vagas em emergências relativas à doença.

Nesse domingo, outro número assustou os profissionais da área e o prefeito. Dos 53 atendimentos realizados no Pronto Socorro respiratório da região central, relacionados à doença, 15 eram crianças; enquanto no Pronto Atendimento Respiratório de Boiçucanga foram 59 atendimentos, sendo 8 crianças.

Diante deste momento, que definiu como “cenário extremamente grave”, o prefeito também anunciou que a partir desta segunda-feira (15) as praias estarão fechadas, conforme a Fase Emergencial determinada pelo governo estadual para todos os municípios paulistas. “Praias fechadas, com fiscalização ainda mais dura. Fecharemos estacionamentos da orla e região central”. Destacou Felipe, pedindo  colaboração de toda a população na parada necessária nas próximas semanas para reduzir os casos de contaminação e a pressão no sistema de saúde.

O prefeito e o secretário de Saúde, Reinaldo Moreira, o Reinaldinho, confirmaram ainda que o município pretende abrir contratações emergenciais para as medidas necessárias ao enfrentamento. “O que nos preocupava aconteceu, os números pioraram e, agora a faixa etária reduziu. Temos na UTI pessoas de 30 e 40 anos. O problema atingiu a população e agora o sistema de saúde;, não temos mais médicos; faltam insumos e materiais no mercado”, Explicou o secretário, descartando a abertura de hospital de campanha, que exige estrutura de Recursos Humanos, atualmente indisponíveis.

Profissionais da área explicaram que sem medicamentos e a matéria prima em falta no mercado, não há possibilidade, inclusive, de intubar o paciente acometido pela doença.

Felipe encerrou a live com reclamação da falta de apoio dos governos estadual e federal e com  um apelo à população. “Está complicado porque os governos estadual e federal não tem plano para nós. O município segurou sozinho a Covid, por um ano, e não recebemos o apoio necessário para esse enfrentamento. Por isso, lembro, mais uma vez, que em São Sebastião zerou o número de vagas em emergência e agora zerou na UTI. Fique em casa, essa semana”.

Até ontem, São Sebastião tinha registrado 82 óbitos confirmados por COVID-19; sento desse total 6 óbitos de não residentes e 4 óbitos suspeitos.

Veja vídeo

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!