Atendimento de crianças nas unidades hospitalares aumenta em São Sebastião

Em todo o Brasil, o número de casos confirmados também apresenta tendência de crescimento

 A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), informa que o número de casos de crianças em atendimento nas unidades hospitalares, tanto da Costa Sul quanto na Região Central, referentes à Covid-19 aumentou nessa última semana.

“Pelo histórico e pelas estatísticas, a transição do Verão para o Outono é a época em que aumenta exponencialmente os casos de doenças respiratórias em crianças”, comenta Daniel Augusto, diretor administrativo do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

Crianças abaixo de 12 anos já chegam a ser ¼ dos pacientes assistidos devido a sintomas respiratórios no município, uma taxa alta para uma faixa etária que não se destacava antes.

Essa tendência de crescimento de atendimento infantil tem sido observada em todo o país e é motivo de alerta. Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, já se registra um crescimento de 24% na média de internações devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um dos principais sintomas da Covid-19, em crianças e adolescentes entre dezembro do ano passado e fevereiro.

“É nessa época que os pequenos mais sofrem deste mal, e ainda temos o agravamento dos casos de Covid-19 em crianças. Vemos um aumento no número de crianças nas unidades respiratórias, e também de casos positivados”, explica Augusto.

A SESAU pede que os protocolos sanitários – como utilização de máscara, higienização das mãos e uso de álcool 70% – sejam redobrados com as crianças para diminuir o risco de contaminação por coronavírus, principalmente nesse período de alto contágio.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!