Estado de São Paulo assina contrato de concessão do Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual Serra do Mar

 A assinatura do contrato reforça o papel das parcerias como importante instrumento para o aprimoramento da gestão de parques naturais, conciliando desenvolvimento socioeconômico e conservação do nosso patrimônio natural”, afirma o coordenador de projetos do Semeia, Rodrigo Góes. 

O Governo do Estado de São Paulo e a empresa Parquetur assinaram hoje o contrato de concessão do Núcleo Caminhos do Mar. A área é cortada pela famosa Estrada Velha de Santos e está inserida dentro do Parque Estadual Serra do Mar, a maior área contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Com a assinatura do contrato, a concessionária deverá realizar investimentos estimados em R$ 11 milhões, cujo valor será destinado, dentre outras ações, para a melhoria de trilhas, reformas e implantações de equipamentos voltados à visitação. Entre as obrigações da concessionária, destaca-se ainda a responsabilidade pela revitalização de nove bens tombados, dentre eles, diversos monumentos inaugurados em 1922 para as celebrações dos 100 anos da independência do Brasil e a Calçada do Lorena, o primeiro caminho pavimentado que ligava a capital paulista à cidade de Santos.

Como contrapartida, a Parquetur poderá gerar receitas por meio dos serviços de bilheteria, aventura, estacionamento, eventos e atividades comerciais, como lanchonetes e lojas de souvenir. Vale lembrar que, desde 2019, a Parquetur é a concessionária responsável pelas operações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, reconhecido recentemente como o melhor parque nacional do Brasil e um dos 25 melhores do mundo na premiação do site de viagens TripAdvisor.

“A assinatura do contrato reforça o papel das parcerias como importante instrumento para o aprimoramento da gestão de parques naturais, conciliando desenvolvimento socioeconômico e conservação do nosso patrimônio natural. Além disso, a possibilidade de ofertar novas atividades de lazer, em sintonia com a natureza, ajudará a conscientizar as atuais e novas gerações sobre a necessidade de proteger o meio ambiente”, explica o coordenador de projetos do Semeia, Rodrigo Góes.

Ainda de acordo com o especialista, a revitalização de monumentos tombados, previsto no contrato assinado, ajudará a potencializar o valor histórico dessa área, atraindo ainda mais visitantes que buscam por roteiros culturais em meio à natureza. “O Núcleo Caminhos do Mar une exuberância natural e riqueza histórica, uma experiência que tem tudo para se tornar marcante para seus visitantes. Dessa forma, a concessão ajudará a fomentar a aproximação das pessoas com o parque, na medida em que novas estruturas de apoio à visitação serão implantadas e os monumentos restaurados. Com isso, mais pessoas poderão ter acesso a esse importante patrimônio ambiental, histórico e cultural, que resguarda a Mata Atlântica”, enfatiza Rodrigo.

Sobre o Instituto Semeia

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para os brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida. São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!