Voluntários se reúnem para mutirão de limpeza de praias neste sábado (05) no Litoral Norte

A Semana do Mar acontecerá de 05 a 11 de junho e faz parte da programação do X Festival da Mata Atlântica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba. Iniciando com a tradicional limpeza de praia, após 02 anos da última edição, a programação conta atividades on –line e ações individuais

 Já são 25 anos atuando firmemente na tentativa de promover uma mudança de comportamento da sociedade em relação ao mar. Desde 1997, o Aquário de Ubatuba e a Fundação Projeto TAMAR, seguido pelo Instituto Argonauta, que é inaugurado no ano seguinte, realizam permanentes campanhas sobre a problemática do lixo no ambiente marinho.

A Semana Do Mar, que acontece desde 2014, é um evento organizados pelas instituições com o objetivo de sensibilizar e proporcionar momentos de interação voltados à conservação ambiental, em especial ao ambiente marinho e costeiro, e para dialogar sobre questões que envolvem estes ecossistemas, como a pesca, as mudanças climáticas e o lixo nos oceanos.

“Este ano seria a 8ª semana do mar, mas uma pausa foi necessária, e adaptados ao novo formato que a pandemia nos trouxe, com ações descentralizadas, atividades remotas e transmissões on-line, retomamos com este evento de suma importância, ainda mais neste ano, quando inicia-se um período de 10 anos dedicados a saúde dos oceanos” ressalta Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta, em menção a década dos oceanos, compromisso assumido pela ONU que compreende o período de 2021-2030 cuja ação central é a geração e divulgação do conhecimento relacionado ao oceano”,

A limpeza de praia acontecerá dia 05, em 02 pontos diferentes, de forma descentralizada para que não haja nenhuma aglomeração.

Das 09 às 11h quem quiser participar poderá retirar seu kit limpeza nas praias do Itaguá ( na Praça da Baleia) ou  Perequê Açu ( ao lado do rancho caiçara) e somar esforços na ação!

As instituições reiteram que será seguido todo o protocolo de higiene, com uso de máscaras e luvas além de disponibilização de álcool gel nos pontos definidos.

Caraguatatuba 

Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, neste sábado (05/06), a partir das 08h30, a equipe do aplicativo Trilhas realizará sua primeira ação ambiental em Caraguatatuba. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semaap). A Semaap irá fornecer os materiais necessários para o recolhimento dos resíduos, como sacos de lixo e luvas. A ação visa realizar a limpeza de toda a extensão da praia Martim de Sá, bem como abordar turistas e munícipes – para conscientizar sobre o descarte correto de resíduos de alimentos e bebidas que forem consumidos nas areias do Litoral Norte. Todo o processo de remoção do lixo e de abordagem aos banhistas será realizado seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive com o controle do número de participantes, uso de máscaras e álcool em gel.

Lixo nas praias
A presença de lixo nas praias é um problema global. Segundo estudo divulgado em 2015 por pesquisadores americanos, o Brasil ocupa a 16ª posição no ranking dos países que mais poluem as praias e, infelizmente, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba não estão fora da rota do lixo. As praias das quatro cidades do litoral norte são monitoradas mensalmente pelo Instituto Argonauta, em parceria com o Aquário de Ubatuba, cujos resultados são divulgados no “Boletim do Lixo”. As classificações das amostras são divididas em quatro categorias: Ausente (não há evidência de lixo); Traço (predominantemente ausente, com a presença de alguns itens espalhados);
Inaceitável (amplamente distribuído com algumas acumulações) e Caótico (pesadamente contaminado com várias acumulações). Segundo os últimos dados divulgados em abril de 2021 pelo Argonauta, relativos à presença de lixo nas praias de Caraguatatuba, dos 465 registros realizados pelo Instituto, 57,6% deles encontraram traços de lixo, outros 39,1% foram classificados como inaceitáveis e apenas 3,2% foram ausentes.

Responsabilidade ambiental e econômica

A ação, denominada como “Trilhas Ambiental”, faz parte de um conjunto de práticas sustentáveis promovidas pela empresa – que está engajada em causas ambientais. O CEO do aplicativo, Xico Namastê, afirma que esta é apenas a
primeira de muitas operações que virão, com foco no meio ambiente. “Focados na importância do tema, resolvemos abraçar esta causa do meio ambiente com tudo o que podemos.

Queremos conscientizar turistas e moradores que fazem uso frequente das nossas praias, sobre a importância de voltarmos para casa trazendo conosco o lixo que produzimos enquanto estamos ali”, destaca o CEO. Os itens recolhidos durante a ação serão separados e encaminhados para cooperativas do município e catadores de materiais. Desta forma, o Trilhas espera contribuir positivamente com estes trabalhadores e incentivar uma economia circular. O que não puder ser reciclado será destinado a seus respectivos pontos de coleta, como Ecopontos.

Foto: Arquivo 

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!