Campanha de Vacinação contra gripe termina em duas semanas; Caraguatatuba tem menos de 50% do púbico alvo vacinado

A Campanha de Vacinação contra a gripe (H1N1), que vem sendo realizada pela Prefeitura de Caraguatatuba desde abril, será encerrada no dia 9 de julho.

A vacina contra a gripe está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com exceção da unidade do Tabatinga, das 13h30 às 15h30.

Com a campanha próxima do fim, Caraguatatuba ainda não atingiu a meta de imunização, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, até o momento, a cidade tem menos de 50% do púbico alvo foi vacinado.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 49.789 pessoas. Dessas, apenas 23.698 compareceram aos postos de saúde durante a campanha de vacinação. O número de vacinados representa 47,6% da meta.

Em Caraguatatuba, receberam a vacina: 5.894 crianças (59,6%); 2.144 profissionais de Saúde (48,7%); 556 gestantes (43,2%); 84 puérperas (39,8%); 12.187 idosos (58,7%); 967 profissionais da Educação (61,5%) e 1.811 pessoas com comorbidades (30,2%).

Também foram vacinados os trabalhadores do transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, profissionais de forças de salvamento e segurança, além da população privada de liberdade.

A Prefeitura de Caraguatatuba orientou às pessoas do publico alvo da campanha que, ainda não se vacinaram, compareçam a um posto de saúde para receber a dose do imunizante contra a gripe o quanto antes.

Quem pode se vacinar contra a gripe?

  • Pessoas com comorbidades e com deficiência (acima de seis anos), caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de salvamento e segurança, forças armadas e funcionários do sistema prisional;
  • Idosos (acima de 60 anos), crianças (maiores de seis meses a menores de seis anos), gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (com até 45 dias pós-parto), profissionais e trabalhadores da saúde e educação (rede pública e privada).

As pessoas que tenham recebido da Covid-19 devem aguardar o período de 15 dias para receber o imunizante contra a gripe. A Secretaria de Saúde do Estado contraindica a aplicação das duas doses (H1N1 e Covid-19) simultaneamente.

Dessa maneira, a Secretaria de Saúde recomenda a apresentação do ‘Cartão de vacinação Covid’ no dia da vacinação, já que o mesmo contém a data da aplicação do imunizante.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!