Após denúncia Polícia Ambiental resgata Arara em situação de maus-tratos em Caraguatatuba

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia de maus-tratos de animal silvestre, na tarde de segunda-feira (20/12), durante operação “Fim de Ano mais Seguro”, no bairro Olaria, em Caraguatatuba.

De acordo com a PM, a casa denunciada os policiais localizaram uma Arara-canindé adulta, em situações de maus-tratos. A ave era mantida em gaiola pequena e sem poleiros, o que impossibilitava sua movimentação, descanso e alimentação, permanecendo em local confinado e com pouca ventilação.

Fotos: Polícia Militar Ambiental

O responsável contou para os policiais não ter autorização ou qualquer documento legal, para manter a ave silvestre em cativeiro, informando que o antigo dono da residência era o proprietário e deixou a ave no local.

A arara foi recolhida ao Centro de Controle de Zoonoses de Caraguatatuba, onde o veterinário Ricardo Garrido constatou a situação de maus-tratos, verificando ainda o corte irregular das penas da arara, que configura a mutilação do animal.

A Arara-candindé, encontra-se em potencial risco de extinção, constando com vulnerável na lista do CITES (Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção).

O infrator foi autuado por ter em cativeiro espécie nativa em risco de extinção e maus-tratos, com multa no valor de R$11.000,00 reais. A arara será destina ao órgão competente para receber os cuidados necessários.

Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!