Prefeitura de São Sebastião capacita profissionais para coleta de vestígio às vítimas de violência sexual no primeiro atendimento

Município será o primeiro a realizar o procedimento por meio da Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), viabilizou a capacitação de profissionais da Saúde que atuam no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS – Costa Sul) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a realização de coleta de vestígio às vítimas de violência sexual, oferecendo assistência integral e humanizada aos sofrentes.

O treinamento, aplicado exclusivamente aos profissionais de São Sebastião, aconteceu nesta segunda-feira (21) no Hospital Regional de Cotia, referência em assistência às vítimas de violência sexual e no aborto previsto em lei, e foi ministrado pela equipe multidisciplinar que assiste às vítimas de violência.

O serviço de coleta de vestígios é realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) por agendamento, de forma que a vítima de violência precisa preservar os vestígios do agressor até o momento da coleta, ficando impossibilitada, até mesmo, de tomar banho após a violência sofrida.

A fim de minimizar esse sofrimento, São Sebastião pleiteou a capacitação dos profissionais e será o único município a realizar a coleta de vestígios já no primeiro atendimento da vítima, na Rede Municipal de Saúde. A previsão é de que o serviço esteja implementado no município, no mais tardar, até maio.

A capacitação foi viabilizada pela Comissão de Proteção à Criança e Adolescente Vítima de Violência, juntamente com SESAU, FSPSS, HCSS e UPA, com o objetivo desmistificar a complexidade do processo da coleta de vestígios e ensinar a fazer o procedimento da forma correta. Participaram 14 profissionais entre médicos, enfermeiros e assistente social.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!