Polícia Militar Ambiental Marítima divulga balanço parcial de fiscalização do Defeso do Camarão

O Defeso do Camarão teve início em 1º de março e segue até 31 de maio, protegendo a espécie e preservando-a para a presente e futuras gerações

Com mais de 170 ocorrências atendidas desde o início do período de proteção da espécie, até hoje, entre Boletins de Ocorrência Ambiental e Termos de Vistoria Ambiental, foram apreendidas 7 redes de arrasto de camarão e outros 22 petrechos utilizados nas infrações, bem como 4 embarcações pesqueiras engajadas na modalidade de arrasto, sendo a última, no dia 14 deste mês, quinta-feira passada, onde a mesma acabou sendo lacrada pela Marinha do Brasil e depositada na Capitania dos Portos em Santos.

Tal embarcação já era conhecida pelos Militares, por não cumprir com as exigências das legislações pesqueiras vigentes, sobretudo quanto aos defesos, e foi flagrada novamente em plena prática de arrasto de camarão sete-barbas no município de Guarujá, com seis pescadores a bordo, todos autuados, somando o valor de R$87.000,00 e tiveram os 300 quilos de camarão apreendidos e doados imediatamente.

Na ocasião, os infratores ainda tentaram dificultar a fiscalização cortando os cabos das redes, lançando todos os petrechos de pesca ao fundo do mar. Já foram apreendidos até o momento, mais de duas toneladas do crustáceo, sendo a maioria da espécie “Sete-barbas”, seguida do “Branco” e os de cativeiro, conhecidos popularmente como “camarão cinza”.

Todo o pescado apreendido foi doado a dezenas de instituições filantrópicas e os respectivos Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios de todo o litoral Paulista, fazendo assim o papel social da Instituição Polícia Militar do Estado de São Paulo, beneficiando milhares de pessoas carentes e em situação de risco.

Mas não é só nas águas que acontece as fiscalizações diuturnas em prol da perpetuação da espécie, mas também no transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio de pescados, bem como em restaurantes e afins, onde são verificados os registros de compra do pescado, comprovando sua origem e data fora do período de defeso por exemplo.
Outros números expressivos durante o período de defeso até o momento foram: mais de 300 pessoas abordadas nestes locais, além de 270 pescadores profissionais, a bordo das mais de 80 embarcações abordadas, as quais foram fiscalizadas, resultando em 22 autuados e 27 Autos de Infração Ambiental, somando mais de 200 mil em multas pelos crimes ambientais referentes ao Defeso do crustáceo.

Fotos: Polícia Militar Ambiental Marítima

300 Comércios de Pescados e 80 veículos de transporte de pescado também já foram vistoriados, bem como realizada 280 fiscalizações de Pesca na Costeira e Mar Territorial, sobretudo nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha, Parque Estadual Marinho Laje de Santos e demais Unidades de Conservação de todo o litoral paulista.

 

Sua ajuda é fundamental para a preservação, DENUNCIE!!!
Litoral Norte 12 3842-0123 / 12 3842-0355
Litoral Centro 13 3348-4774 / 13 3348-4773
Litoral Sul 13 3853-5750

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!