Prefeito Felipe Augusto é finalista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, representou São Sebastião na cerimônia de premiação das cidades finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, na quinta-feira (09), na Fundação Bienal de São Paulo.

Mesmo sendo a primeira vez que o município concorreu a esse prêmio, ficou entre as três cidades finalistas na categoria “Marketing Territorial e Setores Econômicos, com o projeto “São Sebastião Referência no Turismo Internacional”. Nessa 11ª edição do prêmio, realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) participaram 231 municípios do Estado de São Paulo.

O evento, consolidado como um dos mais importantes do país, tem o objetivo reconhecer prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

O prefeito Felipe Augusto, falou da participação no prêmio. “Tivemos a honra de participar do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mário Covas. É com grande alegria que ficamos entre os três finalistas em nossa categoria. No próximo ano estaremos firmes e fortes para participar novamente e mostrar os projetos de São Sebastião”.

São Sebastião é um destino turístico consolidado nacional e internacionalmente e mesmo durante a pandemia conseguiu conduzir a economia e a questão da Saúde de forma equilibrada.

Números

Os números comprovam o reconhecimento ao incentivo, as políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios no turismo.

Houve crescimento nos números de Ocupação de Hotéis e Pousadas, de  60% (número de quando atual gestão assumiu)  para  85% (na alta temporada). Foi ampliado o número de pequenas empresas abertas no município, de 2017 (1053) para 2021 (1813).

O município não teve empresas que faliram na pandemia, devido à forma de condução da Administração durante a pandemia. Houve também crescimento nos números do Cadastur (cadastro do Ministério do Turismo), que saltou, em 2017, de 30 estabelecimentos do segmento de hospedagem, para 137, em 2021. A meta até 2024 é atingir todos os estabelecimentos devidamente formalizados no município, que corresponde a 260 meios de hospedagem (pousadas e hotéis)

Outro registro importante foi o crescimento no número de turistas estrangeiros. Em 2017, a média era 1500 turistas que visitavam o município. Em 2021, saltou para 3 mil e para 2024 a meta é finalizar com 4,5 mil.

 Resultados

Os resultados das políticas sociais implantadas pela gestão Felipe Augusto já apareceram, por meio da conquista do 1º lugar no ranking nacional da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) para participação em feiras nacionais e internacionais;  a conquista dos prêmios Top Destinos Turísticos nas categorias Gastronomia e Sol e Praia do Estado de São Paulo, sendo nesse último pela terceira vez;  além de ações em outras áreas que convergem em resultados ao turismo, como: a reestruturação realizada pela gestão de Turismo; Cultura; Educação; Esporte; Segurança, que transformou a cidade na quinta mais segura do Estado; saneamento, com a renovação do contrato com a Sabesp, um projeto com investimentos na ordem de R$ 700 milhões, entre outros.

Caraguatatuba 

As ações desenvolvidas com o objetivo de capacitar empresários e melhorar as vendas na cidade fez como que o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, recebesse o Selo “Prefeito Empreendedor”, em evento realizado em São Paulo na noite de quinta-feira. O projeto inscrito foi o ‘Empreenda Caraguatatuba’, o maior evento de empreendedorismo do Litoral Norte, e participou na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.

O Empreenda Caraguatatuba capacita gratuitamente empresários, microempreendedores, potenciais empreendedores, artesãos e pequenos produtores rurais com palestras, consultorias e oficinas voltadas para a gestão de negócios. Em 2022, ele entra na sua 5ª edição.

Para participar da iniciativa do Sebrae-SP o gestor público precisava apresentar projetos implantados com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Em 2021, após dois anos de pandemia, mais de 5 mil pessoas puderam conhecer o que os mais de 80 expositores tinham de melhor a oferecer no evento.

“O recebimento desse selo é muito importante para Caraguatatuba porque temos investido em ações que beneficiam não só os empresários, mas também a nossa cidade e a nossa população. O Empreenda Caraguatatuba é um evento que já tomou forma e a tendência é crescer cada vez mais, alcançando os objetivos de incentivar e melhorar nossa economia”, destaca Aguilar Junior.

Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!!